Em tempo de quarentena, a Sociedade Brasileira de Sommeliers – SBSomm Campinas aposta em degustações on-line para manter seu calendário de eventos aquecido. A primeira experiência surpreendeu positivamente os organizadores pela adesão de mais de 80 pessoas provando os mesmos vinhos, por meio de vídeo-conferência, no dia 2 de abril.
Com o resultado animador, a entidade já tem outro “encontro” engatilhado para esta quinta-feira (09/04/2020), às 19h. O tema agora é França Norte e Sul – Chablis e Côtes du Rhône e sócios e não-sócios da SBSomm podem participar. A edição terá um atrativo ainda mais especial: o restaurante Bonelli criou um cardápio para harmonizar com os vinhos. Os inscritos recebem os vinhos (garrafas de 375 ml) em casa, com 33% de desconto e frete gratuito para Campinas, até a véspera da degustação. Para os que aderirem ao jantar, este também será entregue em domicílio no dia. O acesso à degustação é feito por computador ou celular, por meio de link fornecido pelos organizadores. Uma equipe técnica fica à disposição para auxiliar os participantes em eventuais dificuldades com a conexão.
A noite é comandada à distância pelo presidente de SBSomm, Bruno Vianna, com oportunidade para os participantes interagir, emitir suas opiniões e fazer perguntas virtualmente. Os vinhos da noite são Laroche Chablis 2018 e Famille Perrin Côtes du Rhône Réserve Rouge 2015, ambos da World Wine. A ideia é reproduzir, via internet, o clima descontraído de um encontro presencial em que impera o compartilhamento de experiências. Para que tudo isso ocorra é preciso se inscrever com antecedência mínima de dois dias, portanto, o prazo para a degustação desta quinta é até amanhã (07/04/20), às 12h.
TEMA DA NOITE: FRANÇA NORTE E SUL
– CHABLIS é um dos mais nobres vinhos brancos do mundo. Produzido no extremo norte da Borgonha, é considerado “inimitável” pelo seu caráter dominante fresco e mineral que resulta do clima frio continental, com influência do Atlântico, e do característico solo argilo-calcário Kimmeridiano e Portlandiano. O resultado é uma expressão única da Chardonnay, casta exclusiva na AOC. Os níveis de qualidade vão do Petit Chablis, Chablis (que inclui 40 menções 1er Cru) e Grand Cru.
– CÔTES DU RHÔNE: No século 1 dC, os romanos que chegaram à França por Marselha subiram o rio Rhône e foram difundindo o cultivo da vinha e a produção de vinhos. A AOC Côtes du Rhône é a responsável por 47% da produção do Rhône sul e tem como casta principal a Grenache, frequentemente escoltada pela Syrah e Mourvèdre, mas várias outras castas podem entrar no blend. O produtor faz muita diferença nesses vinhos. Será degustado um Réserve da Famille Perrin, um dos melhores produtores da região, proprietário do renomado Château de Beaucastel, de Châteauneuf-du-Pape.
AINDA DÁ TEMPO DE PARTICIPAR
JANTAR HARMONIZADO (Restaurante Bonelli)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74