Em um mundo cada vez mais competitivo onde a cada momento surge uma nova proposta a ser negociada e que pretende dar lucro, a ordem é reinventar. O melhor exemplo disso é quando o empresário acredita que já esgotou todas as energias empregadas em um case e busca um outro conceito de negócio.
Mudar de ramo, trocar seu produto ou simplesmente fazer diferente o seu negócio requer determinação e persistência para conquistar algo novo mesmo que seja um projeto antigo.
Dentro desse processo de (auto) identificação o ‘reinventor’ vai esbarrar em uma estrutura pré-estabelecida de gestão de negócio. Seria o mesmo que dizer: lidar com um conceito de sonho novo aplicado a uma realidade atual, já batida e empregada em outros momentos.
Começar do zero e vencer é o desejo de quem está apostando em um empreendimento. Quando o empresário começa a fase de reinvenção deve deixar para trás os dilemas e fixar no que tem agora para frente. Para somar bons resultados com o projeto novo é fundamental investir nos conhecimentos prévios – acumulados anteriormente – e fixá-los neste novo modelo de negócio.
Aproveitar as experiências adquiridas em outra condução de negócio é um perfil desejável para quem não quer chegar verde ao mercado. Trazer os conhecimentos administrativos de outros modelos de trabalho aumentaram as chances de sucesso.
A resposta com resultados positivos serão maiores para quem sabe como funciona uma empresa.
Ter algum tipo de experiência vai ampliar a visão do negócio, o empreendedor vai inaugurar sua empresa conhecendo como operar o processo, desenvolver e crescer. As boas respostas virão com um tempo. O reinventor de sua própria empresa pode claramente enxergar como revisar e prever alguns percalços com a diminuição dos riscos e ajustes na hora certa.
Aproveitar as experiências de gestor adquiridas em outras empreitadas é muito válido. Afinal, gerenciar é palavra comum a todos os tipos de quem se aventura a este amplo mercado.
Mesmo que o produto e o publico alvo sejam bem distante da antiga empresa não custa adaptar formulas, absorver condutas e posturas implantadas anteriormente.
MAS REINVENTAR É UM PROCESSO CARO E TRABALHOSO. SERÁ QUE SE UM DIA PRECISAMOS REINVENTAR, ISTO NÃO SIGNIFICA QUE ERRAMOS FEIO?
O momento de se reinventar surge quando o empresário percebe que esgotou todas as chances de atingir suas metas de crescimento e os impactos disso atinge diretamente na sua receita. Neste momento é preferível uma reengenharia e reorganizar, dar um passo para trás, acumular energia para depois dar um salto à frente.
A percepção disso é visível em todos os setores. Por isso, para iniciar o processo é importante começar pelo departamento comercial e prestação de serviços. Depois analisar sua equipe e descobrir se ela está engajada em absorver o novo conceito.
REINVENTAR SIGNIFICA IMPRETERIVELMENTE QUE NÃO FOMOS CAPAZES DE NOS ADAPTAR, QUE NÃO ACOMPANHAMOS, O CLIENTE OU O MERCADO A TAL PONTO QUE TEMOS QUE COMEÇAR DO ZERO.
É por este motivo que as metodologias mais novas de negócios não gastam muito tempo no planejamento e desenvolvimento do produto. Preferem lançar, observar, anotar e adaptar-se diariamente ao gosto do povo. E assim crescer cada dia.
É verdade que em alguns setores o custo de mudanças diárias é alto e até inviável, mas será que este é o seu caso? Ou o que está te pegando é o medo de errar?
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74