O vinho sempre foi motivo de encantamento, seja pela história, pelos processos de produção, pela diversidade das uvas e estilos, ou simplesmente pelo glamour de girar uma taça.
O fato é, o vinho te possibilita vivências incríveis, mas exige um nível de conhecimento mínimo para que você possa entender algumas particularidades que são fundamentais e que farão toda diferença na sua percepção. E daí que vem a questão, por onde começar a aprender sobre vinhos?
Bem, vivemos na era da informação, hoje com um simples click é possível rodar o mundo sem sair da frente do computador ou celular, mas para um iniciante, esse excesso de conteúdo pode ser um tanto quanto confuso e desestimulante.
Indicar um curso logo de cara, é a solução mais precisa, afinal Campinas conta com grandes centros de ensinos e profissionais altamente qualificados, porém temos que analisar o alto investimento de dinheiro, tempo e dedicação. Então, acredito que a partir do momento que você estiver realmente determinado para encarar essa jornada é que você deve procurar uma escola de formação.
Mas calma, não estou aqui para complicar sua cabeça. Acredito que quando iniciamos em qualquer área, nós precisamos de motivação e experiências práticas, que vão abrir nossa mente e apresentar um universo de possibilidades.
Minha primeira dica é, entender o nível do seu paladar, isso é fundamental para que você possa identificar as etapas de evolução sensorial pela qual deverá passar, e nesse momento não tenha vergonha de assumir seja lá qual for o estilo que mais lhe agrada.
Outro ponto que pode te ajudar muito nesse início de jornada no mundo dos vinhos, é o enoturismo, nossa região conta com produtores de vários estilos, assim sendo poder visitar as vinícolas é uma ótima opção, pois você poderá aprimorar seu conhecimento in loco. Mas atenção, procure agendar sempre o horário da sua visita e compreenda perfeitamente sobre as experiências disponíveis.
Também é aconselhável que participe de eventos, como feiras de vinhos, jantares harmonizados, degustações especiais, esses momentos são fundamentais para você entender e compartilhar as suas percepções na prática.
Não tenha medo de arriscar, ou seja, mesmo que você não tenha conhecimento suficiente para entender sobre a diversidade dos vinhos, procure comprar rótulos de uvas e regiões diferentes, isso ajuda você a criar um parâmetro através das características e estilos apresentados na taça.
A leitura também é muito importante para te ajudar nesses primeiros passos dentro do mundo dos vinhos, procure livros e artigos que tenham uma linguagem fácil e uma boa dica é ler um livro acompanhado de uma boa taça de vinho, essa é uma harmonização maravilhosa.
E por fim, tenha em mente que você nunca vai deixar de aprimorar seus conhecimentos, pois cada garrafa ou taça te trará sempre um grande aprendizado.
Saúde!
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74