Antes de começar a escrever sobre esse tema, é preciso entender o que é o termo “ser surpreendido” no mundo do vinho, claro, está ligado a surpresa, ao inesperado, mas para mim, é algo que vai além e tem a capacidade de gerar reações espontâneas, daquelas que por mais que tentamos, não conseguimos segurar.
Pois bem, vamos ao nosso assunto!!
A convite da loja Decanter Campinas, uma das maiores referências da nossa Região, estive presente nesta degustação, onde foram apresentados alguns rótulos da Vinícola Chilena Sutil, que estão entrando no portfólio da Decanter. Um encontro muito informal, numa tranquila e pacata manhã de terça-feira (sim, degustamos vinhos pela manhã também).
A Viña Sutil está localizada no Vale de Colchagua, na região central do Chile, onde estão boa parte de seus vinhedos, porém a Vinícola conta com uvas provenientes de outras regiões, como Limari e Maule (Cauquenes), com isso é possível explorar o que de melhor cada casta pode oferecer. Seu trabalho é voltado para o respeito pelo o que a terra nos dá e todo processo de produção está baseado na harmonia com o meio ambiente.
Além disso, a valorização das pessoas envolvidas em todos os processos de produção é algo louvável, esse reconhecimento da participação de cada um pode ser sentido na taça, através da proposta de cada rótulo.
Ok, isso pode parecer um tanto quanto ilusório, mas se pensarmos que cada vinho é desenvolvido dentro de um objetivo, fica claro o nosso entendimento. Um exemplo rápido, imagine que o vinho tem como objetivo ser delicado, evidenciando a fruta, mas ao mesmo tempo precisa de estrutura, então isso é passado para todos, desde o campo até a elaboração do rótulo, assim se você consegue detectar todas essas características, pode ter certeza que o objetivo foi atingido, por que todos entenderam a proposta e conseguiram colocar aquilo em prática dentro da sua área.
Bem, a apresentação dos rótulos da Viña Sutil contou com a participação do que podemos chamar de gerente de relacionamento comercial da vinícola o jovem Vicente Sutil, muito boa gente, daqueles que podemos prolongar um dia inteiro de prosa que não vamos reparar no tempo passar.
Apresentações feitas, histórias contadas, vamos para degustação, uma sequência de 4 rótulos começando pelo Sauvignon Blanc 2021 Reserve, um vinho que surpreendeu pela “sutileza”, acidez muito bem equilibrada e um final de boca daqueles que te dá saudade, saudade de dar um novo gole.
Depois foi a vez do Rosé Reserve 2021, elaborado com as uvas Grenache e Syrah, chamou minha atenção pela personalidade marcante, um rosé para quem gosta de fortes emoções, muito gastronômico é uma ótima opção para quem está acostumado a tomar somente tintos e precisa de um vinho transitório para os mais “sutis”.
Aí veio o meu queridinho, o blend tinto Carignan e Garnacha 2021 Gran Reserve, um vinho aveludado, delicado, “sutil” e muito gentil na taça, acredito que representa muito bem toda a sutileza e amor dos envolvidos. Minha dica é que ele entre na categoria de contemplação, aquele vinho para meditar.
Fechamos o encontro com o Cabernet Sauvignon 2019 Limited Release, vinho para quem gosta de potência sem perder a “sutileza”, ou seja, um vinho de intensidade domada e muito agradável na taça.

Outro fator surpreendente, é que todos os rótulos apresentam um excelente custo benefício e colocam os vinhos da Viña Sutil como uma ótima opção para brilhar na sua adega.
E para os interessados de Campinas e Região, a seleção da Viña Sutil pode ser encontrada nas duas lojas da Decanter, no Gramado Mall e Nova Campinas.
Viva a Magia do Vinho!

Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74