Todos dizem que Poços de Caldas, sul de minas, fica literalmente em cima de uma cratera de vulcão adormecido. Se formos no alto do Cristo Redentor (um passeio espetacular na região, em uma estradinha linda e asfaltada, que vai por montanha acima e onde podemos ver o horizonte por vários e vários quilômetros adiante) realmente podemos notar que a cidade está cercada de altas montanhas que lembram muito as encostas de um vulcão. Mas tudo indica que aqui havia vulcões há milhões de anos mesmo. Até as águas quentes da cidade provam isso.
Os passeios pela cidade e região são muitos e dos mais variados, de cachoeiras, trilhas, fontes de água ao famoso Jardim Japonês. E ainda há as termas de águas medicinais, as feiras de artesanato e o mais delicioso queijo de minas que se pode experimentar!
Tudo isso é a cidade de Poços de Caldas, que fica a apenas 160 quilometros de Campinas, passando por ótimas rodovias.
Pontos turísticos:
O CRISTO REDENTOR – Localizado no alto da Serra de São Domingos, a 1.686 m acima do nível do mar, o monumento do Cristo Redentor impressiona pelo seu tamanho e beleza, sendo o segundo maior do Brasil. Idealizada e concretizada por José Raphael Santos Neto, a obra foi inaugurada em 1958. O peso total do monumento é de aproximadamente 500 toneladas, sendo que a imagem do Cristo possui 160 peças, num total de 16 metros de altura.
TELEFÉRICO – Com um percurso de 1.500 metros que leva ao topo da Serra de São Domingo, o Teleférico é considerado o maior do país. Suspenso por cabos de aço e sustentado por torres a uma altura de aproximadamente 20 metros, o teleférico possui 30 cabines com capacidade para quatro pessoas cada. Durante o trajeto, pode-se ter uma linda vista da cidade e da vegetação exuberante da serra. No topo, o turista pode visitar o Cristo e o Aquário.
VÉU DA NOIVAS – Um das mais famosas cachoeiras da cidade, situada no Ribeirão das Antas, a cachoeira Véu das Noivas é formada por três quedas d’água, sendo que a principal possui 10 metros de altura por 15 metros de largura. As águas formam corredeiras e avançam em uma velocidade que encanta. Mata ciliar e rochas associam-se à paisagem. No local, há um trenzinho que realiza passeios nos limites do parque, no qual é possível contemplar a beleza natural do local, composta por pinheiros, flores e plantas ornamentais, além da feira de artesanato que funciona no antigo restaurante.
PEDRA BALÃO – A Pedra Balão, curioso monumento esculpido pela natureza, é resultado de erosões aeólica e pluvial e fica na Serra de São Domingos, próximo ao Cristo Redentor. O ponto turístico é particular e compreende um conjunto de grandes pedras sobrepostas, com cerca de 10 metros de altura, de onde se avista uma paisagem ímpar. No local há bar e quiosque, que comercializam souvenirs. Um mini-curral possibilita ao turista tirar leite ao pé da vaca e realizar passeios a cavalo.
A região ainda apresenta várias outras atrações para passeios e compras. Além disso, Poços de Caldas tem um clima e uma topografia privilegiada para os amantes da natureza que estão sempre em busca de adrenalina.
Informações:
Prefeitura de Poços de Caldas – (35) 3697-2000
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74