É da madeira de Cabinda (Pausinystalia macroceras, mais conhecida por Yohimbe) entalhada onde cria-se diversas peças de arte. “Lágrimas e o Retrato de um Povo” é composta por quadros e fotografias representando as tribos angolanas.
As obras confeccionadas em madeira, tecidos, cordas, verniz, cola, tinta, sementes e graxa demonstram hábitos e costumes do povo Bantu e convidam o visitante a pensar sobre as angústias do povo angolano, induzindo-o a refletir sobre sua cultura.
De acordo com o escultor Victor Calulo, “as peças arte africanas sempre serviram para decorar paredes de palácios reais, celeiros, etc. Hoje elas servem para chamar atenção sobre a inserção social dos Africanos. Seus significados vão desde formas essencialmente geométricas até a reprodução de mitos de casamento, cenas de caça, guerra e cura tradicional”, explica.
Em suas obras ele associa uma técnica singular reverenciando a renúncia ao silêncio traduzindo uma espécie de ‘grito de liberdade’. “Enquanto entalho minhas criações em madeira, outros artistas preferem trabalhar com marfim, ouro, vidro, pedra, gesso, argila e até bronze”.

O EXPOSITOR – Victor Calulo nasceu em Luanda-Angola. É escultor desde os 16 anos. Foi aprendiz de sapateiro; futebolista profissional; fundista profissional, ajudante de construção civil e chegou a ser consultor do Banco Mundial pelo Ministério da Saúde de Angola. Em 2007 mudou-se para o Brasil com objetivo de continuar os seus estudos. Em 2009 concluiu a sua graduação em Tecnologia em Gestão e Marketing pelo Instituto Bandeirante de Ciência e Tecnologia. No mesmo ano iniciou pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas, pela mesma instituição, tendo produzido suas primeiras obras no Brasil, em 2008. Em 2015 ingressou como aluno especial pela Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp e atuou como aluno especial pelo Instituto de Economia, da mesma universidade. Em 2016 foi convidado pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) para participar do Programa Aluno-Artista. Seu acervo é composto por 50 obras.
SERVIÇO
Exposição: “Lágrimas e o Retrato de um Povo” – Victor Calulo
Data: 2 a 14/6/2017
Horário: 8h30 às 22h (sendo no dia 14/06 até às 13h)
Local: Galeria da Casa do Lago – Av. Érico Veríssimo 2011, Campus da Unicamp
Texto: Hélio Costa Júnior
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74