Consoantes Reticentes…

Ônibus só para elas

por Marcelo Sguassábia
Publicado em 17 de maio de 2012

Neusa do São João coletou 1500 assinaturas. O abaixo-assinado solicita linhas de ônibus só para mulheres nos horários de pico na linha entre o terminal Campo Grande e o terminal Cury, em Campinas.



Recentemente, nossa amiga conhecida como Neusa do São João, moradora há mais de trinta anos da região do Campo Grande, começou uma ampla mobilização para que entrem em circulação ônibus exclusivo para mulheres. O motivo desta mobilização são os frequentes relatos de mulheres que já sofreram algum tipo de assédio dentro do ônibus. Esse tipo de conduta desrespeitosa e, em alguns casos, até criminosa, acarreta dois tipos de problemas sérios. Primeiro, a mulher fica traumatizada, com baixa auto-estima e ferida em sua dignidade. Outro problema: com medo de passar novamente por constrangimento, muitas acabam indo trabalhar de carro ou moto, aumentando seus custos e sobrecarregando ainda mais o trânsito da região.

Não se trata de segregação, feminismo, separação de grupos, nada disso. Todos têm o direito de ir e vir com tranquilidade e sem incômodos. Se já há iniciativas que foram implantadas como no metrô do Rio de Janeiro, que possui vagões exclusivos para mulheres e na Cidade do México, em que há ônibus destinados só ao público feminino, a cidade de Campinas por toda sua vanguarda poderia acolher esta ideia e ser pioneira no Brasil, já que cerca de 60% dos usuários do transporte coletivo são mulheres.

Neusa do São João já coletou 1500 assinaturas, inclusive de homens, e entregou o abaixo-assinado ao secretário de transportes de Campinas, André Aranha. A sugestão é que o ônibus exclusivo circule apenas nos horários de pico (entre 6h e 9h e das 17h às 20h) na linha tronco que liga o Terminal Campo Grande ao Terminal Cury, no centro, um percurso de até 1h20 de duração. A mulher que quiser entrar no ônibus convencional misto poderá embarcar sem problemas. A que preferir poderá esperar o ônibus exclusivo e viajar com mais tranquilidade e sem constrangimentos.  

O secretário de transportes se comprometeu a fazer um levantamento da demanda, um estudo de viabilidade técnica e econômica e até uma avaliação em caráter experimental. Esperamos que a prefeitura acolha esta iniciativa e se torne modelo para outras cidades. Um município desenvolvido é aquele que respeita as pessoas e oferece condições para a população ter qualidade de vida, tranquilidade e seus direitos respeitados.   

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74