Muitos estão se perguntando como vai ficar o mundo do vinho pós-pandemia. A pergunta, na real, devia ser como será o mundo pós-pandemia, considerando que o vinho não constitui um universo apartado do resto. Que vamos todos (pelos menos a grande maioria) ficar mais pobres parece ser consenso entre os que estão tentando vislumbrar o futuro. Mas o que significa isso? (Ilustram esse post as criações da pintora francesa de Francine Van Hove).
Não precisa ter bola de cristal para concluir que haverá reflexo no comércio e hábitos relacionados ao vinho. Isso vai da prateleira de supermercado, onde buscamos aquela garrafa despretensiosa para acompanhar a pizza da noite, até a escolha do melhor rótulo para harmonizar com aquele prato incrível do restaurante eleito para celebrar datas especiais.
Seremos forçados a simplificar a vida. Vinhos bons terão que chegar aos consumidores a preços viáveis. Os que podem dispor de um salário mínimo (estou sendo modesta, pois há quem gaste muito mais) num único jantar serão poucos e, muito provavelmente, insuficientes para manter a roda girando neste mercado tão especial.
Também parecerá fora de contexto a ostentação de cristais, adegas, abridores, termômetros, decantadores e todo um catálogo de acessórios caros que fascinam os fetichistas do vinho. Não, não vamos abolir o glamour que envolve essa bebida, mas desfrutaremos de toda a sua elegância com um consumo justo, conduzido pelo bom senso.
Esses pitacos aleatórios remetem a um preciso manifesto divulgado por 170 acadêmicos holandeses que propõe, em cinco pontos, uma mudança de paradigma econômico mundial pós-crise. Compartilho a publicação do El Clarín, Chile, de 27-04-20, com tradução de Wagner Fernandes de Azevedo. Não é sobre vinho, mas aplica-se também a ele.
A VIDA PÓS-CRISE EM 5 PONTOS
Aparentemente a Holanda é o país que com mais força está tomando o desafio de reestruturar sua economia a partir do que vivemos no presente. Nesse contexto, 170 acadêmicos holandeses escreveram um manifesto em cinco pontos para a mudança econômica pós-crise da covid-19, baseado nos princípios do decrescimento:
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74