O Brasil já escolheu os 28 novos rótulos que serão expostos no maior parque temático de vinhos do mundo, o La Cité du Vin, em Bordeaux, na França. Para quem não sabe, o espaço de entretenimento e conhecimento da bebida, foi inaugurado há um ano e já recebeu mais de 425 mil visitantes de 150 países. A “cidade do vinho” (tradução para o português) ocupa uma área de 13 mil m², dotada de sala de degustação, wine bar, biblioteca, auditório e simulador. O projeto arquitetônico (foto acima) do prédio remete a um decanter e não deixa dúvidas. Esse “parque de diversões” tem tudo para fazer um amante de vinho pensar seriamente em incluí-lo no roteiro da próxima viagem internacional.
Praticamente todos os países que contam no reino de Baco têm lá o seu espaço. E o Brasil está presente desde a inauguração e de forma consistente. A seleção de vinícolas e rótulos nacionais é feita por meio de um rodízio anual. Até o início de julho, 12 marcas gaúchas vão ocupar espaço na La Cité, substituindo as 14 vinícolas que abriram a participação brasileira no projeto. Aurora, Campos de Cima, Casa Perini, Casa Valduga, Domno, Don Giovanni, Lidio Carraro, Miolo Wine Group, Mioranza, Nova Aliança, Peterlongo e Salton enviaram 504 garrafas de 28 rótulos para serem degustados.
A nossa presença na cidade do vinho é viabilizada pelo projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Motivos para comemorar
Diego Bertolini, gerente de Promoção do Ibravin, vê a iniciativa com otimismo: “La Cité du Vin foca na história mundial do vinho e proporciona aos visitantes experiências sensoriais com os produtos. A representatividade do Brasil no espaço o coloca em uma importante vitrine (foto à direita), ao lado de grandes países produtores. Inserimos a categoria no principal museu de vinhos do mundo.”
Como não poderia ser diferente, o espumante, nosso cartão de visitas na enologia mundial, é destaque na seleção. “Neste ano, dobramos o número de amostras, sendo que 70% dos produtos enviados foram de espumantes das vinícolas associadas ao Wines of Brasil. Utilizamos como estratégia a preferência por espumantes devido à sua aceitação no mercado externo, constatado também pelo aumento das exportações da categoria, e nas mais de mil medalhas conquistadas em concursos internacionais”, completa o Bertolini.
Só para constar, em 2016, as comercializações de vinhos e espumantes no mercado externo cresceram 45% em valor e 43% em volume em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os principais destinos dos rótulos brasileiros foram Paraguai, Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia, China, Holanda, Japão, Alemanha, Finlândia e Canadá.
Os brasileiros na La Cité du Vin
– Aurora Reserva Merlot
– Aurora Moscatel Branco Espumante
– Aurora Procedências Pinot Noir Espumante
– Campos de cima Brut
– Casa Perini
– Casa Valduga Brut 130
– Casa Valduga Raízes Cabernet Franc
– Domno Ponto Nero Brut
– Don Giovanni Ouro Extra Brut
– Lidio Carraro Agnus Merlot
– Lidio Carraro Agnus Cabernet Sauvignon
– Lidio Carraro Dádivas Chardonnay
– Lidio Carraro Faces do Brasil Pinot Noir Rosé
– Lidio Carraro Dádivas Brut
– Miolo Cuvée Tradition Brut
– Miolo Lote 43
– Mioranza Riobravo Moscatel
– Mioranza Riobravo Brut
– Nova Aliança Moscatel
– Peterlongo Privillege Brut Rosé
– Peterlongo Presence Moscatel Rosé
– Peterlongo Presence Demi-Sec
– Peterlongo Armando Memória Tannat
– Salton Intenso Marselan
– Brazil Intenso Brut
– Salton Poética
– Salton Reserva Ouro
– Salton Paradoxo
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74