Houve o tempo que você tinha que esperar a boa vontade dos exibidores em lançar os filmes da época de premiações do cinema como o Globo de Ouro (esse um dos principais do ano) e do Oscar!
Esse ano a coisa mudou literalmente e podemos assistir em casa mesmo a maioria dos grandes concorrentes!
E por que estamos falando nisso hoje?Domingo dia 28 de Fevereiro de 2021 ,será dado o pontapé inicial na corridas aos grandes prêmios do ano do Cinema , começando com a premiação de O GLOBO DE OURO ( que vai passar no TNT as 11Hs da Noite ).
Em casa mesmo (se tivermos serviços de streaming como a AppleTV , Amazon Prime, Netflix e Disney+ ) poderemos assistir a maioria dos grandes filmes que estão concorrendo. Como podem bem notar até aqui a NETFLIX é campeã de indicações e as outras ficam como bem poucas.
Algumas dicas aqui abaixo para seu entretenimento e lazer, enquanto o cinemão de verdade ainda está se recuperando do baque da pandemia- mas segundo os doutores do assunto ele vai sair dessa EM BREVE
MERECEM DESTAQUES

‘Relatos do Mundo’ é daqueles filmes que tem tudo para dar certo.
O filme tem um excesso de “Paixão” e tem horas que um pouco até piegas , mas estamos falando da a direção, o premiado Paul Greengrass. Ele repete a parceria com o protagonista Tom Hanks, dupla vista antes no excepcional ‘Capitão Phillips’. E, de quebra, ainda tem Helena Zengel, de ‘Transtorno Explosivo’, que surpreende com uma atuação de ponta com apenas 12 anos. No entanto, já vale dizer que o filme não é “tudo isso”. O filme tem umaboa química entre Hanks e a pequena Zengel, que adiciona um tempero de emoção na história. E a direção firme de Greengrass, principalmente em cenas como a do tiroteio. Indicado ao Globo de Ouro em duas categorias: roteiro original e melhor atriz coadjuvante em filme, para a Helena Zengel.
“A Voz Suprema do Blues” na Netflix
De um lado, ‘A Voz Suprema do Blues’ é daqueles filmes que parecem feitos sob medida para a temporada de premiações. Grandes atores, uma história de superação como sempre vista no Oscar e atuações arrasadoras. No entanto, há algo de especial neste longa-metragem exclusivo da Netflix. Afinal, primeiramente, há a boa e interessante história real sobre a relação entre Ma Rainey, uma das rainhas do Blues, com seu trompetista. Como era esperado, Viola Davis e Chadwick Boseman foram indicados ao Globo de Ouro e muito provavelmente serão destaque também no Oscar.
“Monk” na Netflix
Também assisti, mas não o defendo como um dos melhores do anos , apesar de ser cineasta .
O filme é um pouco lento e não tem muita narrativa e o David Fincher , o diretor perdeu a oportunidade de fazer um Super filme-documentário.
O cineasta tentou capturar a essência do grande ‘Cidadão Kane’ ao contar a história de sua produção. A obra-prima de Orson Welles é considerada um dos maiores filmes já feitos e ele fez isso com sua estreia cinematográfica. Welles escreveu, dirigiu e produziu ‘Cidadão Kane’, mas muita gente não sabe que grande parte do roteiro na verdade foi por Herman J. Mankiewicz, o Mank. Gary Oldman é quem dá vida ao conturbado roteirista e novamente, entregou uma performance digna de Oscar. Não é por menos que o longa foi indicado em seis categorias, incluindo a de melhor filme de drama, roteiro e direção.
“Os Sete de Chicago” na Netflix
Com o ganhador do Oscar Eddie Redmayne e o vencedor do Globo de Ouro Sacha Baron Cohen. Direção de Aaron Sorkin.
É perfeitamente compreensível aqueles que não gostarem desse filme: é engessado, mais de duas horas quase que apenas com cenas de tribunal e uma simplificação exagerada da história e dos personagens — Sorkin mudou ou deixou de lado muita coisa, principalmente em relação ao comportamento dos réus. No entanto, fãs de filmes de tribunal devem se deliciar com essas duas horas acompanhando um julgamento político e todas suas estranhezas, bizarrices e excesso.
O longa foi indicado em 5 categorias – melhor filme, diretor, ator coadjuvante, roteiro e música original.
“Pieces of a Woman” na Netflix (Até quando a Netflix hein gente kkk)
Este longa-metragem estrelado por Vanessa Kirby (‘The Crown’) e com uma grande atuação de suporte de Ellen Burstyn (‘Réquiem por um Sonho’) acerta em cheio ao falar sobre uma mulher que perde seu bebê e precisa lidar com o luto inesperado. Casamento vai mal, relação com a família se deteriora, ela não consegue sorrir. São diversas as variáveis colocadas com delicadeza na tela pelo diretor húngaro Kornél Mundruczó (‘Deus Branco’), que tem sorte de contar com uma roteirista mulher (Kata Wéber) ao seu lado para a construção desse drama feminino e particular. Para ver, sentir e se emocionar. Vanessa Kirby foi indicada no Globo de Ouro como melhor atriz de drama.
“Hamilton” na Disney +
OU ….Como o Americano é fervoroso em sua própria história da Pátria!
Muito estranho o “filme” concorrer as categorias de melhor filme de musical ou comédia e melhor ator com Lin-Manuel Miranda.
O Filme é uma gravação da peça da Broadway e na minha modesta opinião – fica totalmente fora das categorias do Globo de Ouro e tem que ser submetida a categoprias do TONY -prêmio do Teatro.
‘Hamilton’ foi gravado e lançado exclusivamente para o Disney+. A peça se tornou um fenômeno e essa fama é justificável. Por meio do hip hop, rap e outros estilos musicais, o longa conta a história de Alexander Hamilton, primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos — ele teve forte influência no desenvolvimento do capitalismo norte-americano.
A história é livremente baseada em fatos reais mas isso não isentou o criador, Lin-Manuel Miranda, das críticas ao colocar um elenco afro-americano interpretando pessoas que apoiavam a escravidão, como no caso de George Washington e outros fundadores dos Estados Unidos.

“Borat- Fita de Cinema Seguinte” na Amazon Prime
Um dos poucos filmes fora da grande Netflix , mas para mim um dos melhores em todos sentidos do ano !
Melhor filme ,melhor comédia e melhor ator e criação para Sacha Baron Cohen .
Em 2006, o ator e comediante Sacha Baron Cohen acertou em cheio ao criar uma comédia besteirol, mas com um subtexto político e social por trás potente e muito divertido. Cohen volta ao personagem 14 anos depois, num momento de extremismos políticos, novamente de maneira provocativa e ousada.
‘Borat: Fita de Cinema Seguinte’ cumpre o que promete: faz rir e, novamente, provoca o status quo da política e da alta sociedade americana. Sacha Baron Cohen volta a provar que sabe fazer uma sátira e levou a indicação de melhor ator em filme de musical ou comédia. Além disso, a produção também foi indicada a melhor filme de musical ou comédia.
UM dos melhores exemplares da animação de todos os tempos, tinha que ser de novo parceria da Disney e da Pixar.
Como era de se esperar, ‘Soul’ foi indicado como melhor filme em animação no Globo de Ouro 2021. Não é exagero afirmar que ‘Soul’ é um dos melhores filmes da temporada 2020-2021 do cinema (ainda que combalida pela pandemia da covid-19) e da história da Pixar.
Com muito coração, o longa traz um enorme ensinamento sobre como encaramos a vida, o ordinário e a chama que nos motiva a seguir em frente. A estética complementa o roteiro de forma impecável, com uma bela construção do mundo real e um visual extremamente inspirado para o além-vida – resgatando conceitos da arquitetura modernista de outrora. Tudo isso embalado por uma trilha sonora impecável, que é dividida em duas grandes partes: uma com um jazz aconchegante, que nos abraça com suas notas, e outra com inspiração no new-age, com a música dialogando de forma surpreendente com o que vemos em cena. Tudo isso eleva ainda mais o fato dessa ser a primeira animação da Pixar com um protagonista afro-americano. Indicado ao Globo de Ouro em duas categorias: melhor filme de animação e roteiro original.
E não podíamos deixar do único filme ainda não exibido no Brasil nem nos cinemas e na na Pequena tela e que tem responsabilidades de MELHOR FILME do ANO
Drama e melhor atriz , com o mais aguardado do ano:-
Nomadland
Com a não menos espetacular Frances McDormand -!
Esse ainda não tem disponível no Brasil e deve sair nos cinemas pela Disney em Abril!
Querem saber mais…..
O Site do Globo de Ouro :-
www.goldenglobes.com
O comercial de TV
https://www.youtube.com/watch?v=_i9VE1dH3jE