Faça as Malas

Neymar

por Marcos Craveiro
Publicado em 16 de junho de 2015

Não, Neymar não é mala como estão dizendo. Tem muito comentarista mascarado, dono da verdade, que nunca frequentou treino e nem vestiário, e que acha. Acha e mais acha. Que nunca falou com ele e nem tentou.

Que ouviu dizer, ou, que se colocou na frente da palavra do jogador. Por que, quem conhece o cara ou que trabalha na imprensa como repórter e cobre a seleção ou cobriu o Santos, sabe que Neymar é moleque mesmo. E dos bons. E boa gente e do bem.

Só que ele é Neymar. E sendo Neymar, ganha milhões por mês, uma fortuna todo ano – e não quero aqui entrar na questão dos números – em salários, bicho por vitória, participações em ações de merchandising, em apresentações pagas, e, acima de tudo, em patrocinadores com contratos em milhões de dólares ou euros. O cara tem uma mala de grana de fazer inveja. Não para de ganhar, de vencer e de aumentar seus lucros.

Só que ele é Neymar, e sendo assim, tem milhares de fãs no planeta que o imitam até nos cortes de cabelo, quanto mais no que ele veste e no que ele ouve de musica, o que fala, o que come e como come, nos gestos, na gíria dos meninos da sua idade e tentam, mas não conseguem, imitá-lo jogando bola.

Aí seria querer demais. Ele é Neymar, e é único. Dribla com a magia e o talento que Deus lhe deu. Sai por aqui, por ali, dá balão, caneta, mete uma velocidade, para quando quer, coloca ela onde bem entende. Cabeceia e sabe chutar pra fazer o gol. E como. Depois, sempre com o lindo sorriso dos ungidos pelo universo, abraça seus companheiros de clube ou seleção e vai pra galera comemorar. Isso é ser mala?

É, mas ele tem estranhado a imprensa e se mostrado meio bravo com o torcedor que vaia a seleção.

Verdade, mas não é culpa dele se tem companheiros que estão anos luz de sua inteligência. Ou essa seleção está à altura de seu futebol? Da bola que Neymar joga? Quem na seleção entende claramente o que ele pensa dentro de campo? O que ele vai fazer no próximo segundo? Pelé tinha Tostão, Rivelino, Gerson, Clodoaldo, Carlos Alberto Torres, Jairzinho a seu lado. No Santos tinha Coutinho, Mengalvio, Zito, Pepe.

No Barça ele tem Messi, Luizito Suares, Iniesta. Gente que pensa, cria e faz.

Na seleção brasileira Neymar tem quem?

Em tempo, entrevistei Neymar muitas vezes, e nunca, em nenhum momento, ele foi mascarado ou mala. E tem mais: algumas vezes eu tive que ser duro. A resposta dele foi um sorriso. Ele é Neymar.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74