A escola do Moises está desenvolvendo um trabalho no 4º ano em que incentiva a educação, a gentileza e a dar atenção ao próximo. O projeto, chamado “Não custa nada”, consiste numa apostila que passa de casa em casa, de família em família, instigando aos alunos e também aos pais refletirem que a prática de pequenos gestos afáveis e cordiais tornam a rotina mais agradável e humana.
Temos que assistir a um vídeo sugerido no youtube e ouvir uma canção que tem o nome do projeto: Não custa nada. Depois, a família pensa junto numa atitude rotineira que pode fazer grande diferença na convivência com quem nos cerca e completa a frase “Não custa nada…”. A seguir, a criança faz um desenho que ilustre a ação escolhida.
Moises pegou a apostila preenchida pela metade. Parte dos colegas já deixaram seus registros e é muito gratificante ver quantas boas ideias surgiram. E como a criançada desenha bem! E como ninguém quer repetir e ser autêntico, aparecem desde os exemplos corriqueiros, até os mais inusitados.
Eu não podia imaginar que um trabalho escolar tão simples fosse me servir de inspiração. Eu o li logo cedo, enquanto tomava café da manhã, e passei o dia observando em como o mundo seria melhor se todos se ajudassem, se fossem gentis, amáveis, se olhassem nos olhos, se dissessem por favor e obrigada… Enfim, se todos se conscientizassem de que “Não custa nada” ser mais educado e atencioso com o próximo.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74