Sou muito orgulhoso de ser um dos únicos Brasileiros com 06 filmes no Arquivo de Filmes da Academia do Oscars em Hollywood , do American Film Intitute, na UCLA e no Sundance Institute de Robert Redford.

Cartaz do filme João da Mata Um Documento, que está na Academia de Cinema de Hollywood.
Tudo começou em 1983 , quando realizamos um Curta metragem em 35MM
JOÃO DA MATA UM DOCUMENTO , foi Co-produzido , pelo Produtor de Dona Flor e Seus Dois Maridos. Menino do Rio , e muitos outros. Luiz Carlos Barreto , pai de Bruno Barreto.

Filmagens de João da Mata em Campinas com Luiz Pena e Paulo Queiróz.
O filme fez muito sucesso e foi exibido na época como curta metragem antes de filmes como ET O EXTRATERRESTRE e FLASHDANCE, nos cinemas da Rede Havaii de Cinemas, que eram no Centro de Campinas e Centro de São Paulo, capital e logo foram para os shoppings.- Nascendo os Multiplexes.
Assim que terminei a produção, enviei pra Los Angeles , através do malote diplomático do Consulado Americano de São Paulo , a cópia era pesada e enorme com o rolo de 35 MM e seus 10 minutos de duração com legendas em Inglês.
O Filme documentário é da história do primeiro filme longa metragem produzido e filmado no Brasil e sim em Campinas em 1923. ( Minha Terra Natal ) João da Mata de Amilar Alves e tinha entrevistas gravados com som OFF (Depois em estúdios) pois não tínhamos camera com som direto, com o ator principal do filme , que era o próprio João da Mata, Angelo Fortes e o Cinegrafista, diretor de fotografia e de laboratório Tomáz de Tulio.

Fotograma Original de João da Mata- Também cópias no MIS de Campinas!
Enviei o filme a convite do Diretor de Cinema Robert Wise de A Noviça Rebelde e Amor Sublime Amor, Star Trek o Filme entre dezenas de outros, que na época viu uma cópia em 16MM , lá em Hollywood no Sunset Gower Studios e me convidou para enviar para o OSCAR de 1984 , e ele ficou entre finalistas do ano entre os 10 documentários em Curta.

Quando encontrei com Robert Wise em Los Angeles pela terceira vez em 1985.
Mas mesmo não ganhando o Oscars na 56ª edição em 84 , a diretoria convidou meu filme para fazer algo inédito no Arquivo do Oscars, convidar um curta, sem mesmo ter sido premiado com a estatueta. E lá foi João da Mata Um Documento , o primeiro de uma séria que até hoje sou convidado a enviar sempre para meu acervo Marcos Augusto Craveiro na Academia de Cinema e para os acervos do AFI e da UCLA.
Alguns de meus curtas na Academia de Hollywood:-


Gravações já em 2010 com o Fundador do MIS CAMPINAS – Henrique de Oliveira Jr.

Helcio Henriques , ator e co-diretor de A Última Estação. ( de 2011)

Gravando o Eterno ,Vigilante Rodoviário, série histórica de Nossa TV Brasileira , Carlos Miranda em 2012.

Cartaz do filme Dorme Aqui Essa Noite ( 2016 ) com mais de 800 mill visualizações no YOU TUBE. Com Abner Tavares e Danilo Bueno.

Danilo Bueno e Isval Marques de Pinho em Fragmentos (2016)

Fragmentos , sobre uma volta ao Passado em Campinas (2015)

Cartaz de As Time Goes On ( 2018) sobre o Cinema de Tampa.
Depois desse vieram curtas documentários, já em HD e FULL HD , como um dos mais recentes que fiz sobre o cinema de Tampa – Tampa Theatre as Time Goes On (2019), com Trilha sonora e edição do Ganhador do Oscar em 2019, John Ottman , por Bohemian Rhapsody.

Ganhador do Oscars de Melhor Edição com Bohemian Rhapsody, em 2019 , John Ottman, que também fez a edição e Trilha Sonora de Tampa Theatre As Time Goes On.
Em tempo aqui vai João da Mata um Documento e o trailer do Tampa Theatre as Tme Goes On.
JOÃO DA MATA UM DOCUMENTO (1983)
https://www.youtube.com/watch?v=oWTzY9x9HaE
TAMPA THEATRE AS TIME GOES ON (2018)
https://www.youtube.com/watch?v=qUmB4I2dcNM
e ainda
DORME AQUI ESSA NOITE , meu trabalho de Ficção , também nos OSCARS e com quase 1 milhão de visualizações.
https://www.youtube.com/watch?v=dynYjNzR4aQ&t=10s
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74