Não faz muito tempo descobri a origem da palavra danado. Desde então, parei de usar. Chamava meu filho disso e também a outras crianças, mas hoje me policio e troco por travessa, sapeca, arteira ou espoleta.
Peguei da internet alguns significados: “A palavra danado tem origem no latim damnatus, palavra que descreve um indivíduo condenado ou rejeitado”.
Olha que horror!
“No meio religioso o termo é utilizado com alguma parcimônia, pois adquire o sentido negativo de amaldiçoado, perverso, ruim, malévolo; aquele que foi condenado ao inferno”.
Gente, olha isso!
Embora eu tenha encontrado outros significados mais amenos e mais parecidos com o que a gente está acostumado, não é melhor eliminar o termo do nosso vocabulário no dia a dia?
Afinal, por mais peralta – olha aí mais uma alternativa – que seja a criança, a gente não pode nem cogitar classificá-la de uma forma tão forte, não acham?
Se lembrarem de outros significados ou origens de palavras que ofendam ou denigram as nossas crianças, por favor, me falem, volto a comentar a respeito!
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74