Música, performances e até celebração junina fazem parte da programação, que inicia em 08 de junho e se estende até 29 de junho, culminando na parada.

Desde 1969, no mês de junho, as cores vibrantes do arco-íris tomam conta, em uma demonstração de cidadania, direitos e relevância para a comunidade LGBT, e como um protesto firme contra a discriminação vivida por essas pessoas. A escolha desse período não foi por acaso: remete a um ato de resistência que aconteceu na cidade de Nova York, quando frequentadores LGBT enfrentaram a brutalidade policial e se mantiveram unidos no bar “Stonewall Inn” por diversos dias.
Com o apoio de outros membros da comunidade que se reuniam do lado de fora, o dia 28 de junho se tornou um marco, simbolizando a conquista da liberdade para os gays, lésbicas, e demais grupos LGBTQIA+. Este dia é celebrado como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA, destacando a importância da diversidade e da luta por direitos iguais.

A 25ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Campinas é coordenada pela Associação da Parada e Apoio LGBT, uma fundação sem fins lucrativos que conta com a participação de membros de vários grupos LGBT da cidade, ativistas, artistas e representantes da Sociedade Civil, além de parceiros, apoiadores e patrocinadores. Essa organização abrangente e diversificada promove e realiza o evento com sucesso.
“Chegamos à nossa vigésima quinta parada do orgulho LGBT+ em Campinas. Durante o mês da diversidade, a Parada LGBT+ de Campinas busca continuar motivando os cidadãos a se envolver, articular e buscar melhorias para a comunidade LGBT local. Apesar dos avanços já alcançados, ainda há uma longa batalha pela igualdade, equidade e visibilidade. Este ano nosso tema é :
ENVELHECER LGBT+ – MEMORIA, RESISTENCIA E FUTURO
30 ANOS DE MOVIMENTO, INCLUIR É MANTER VIVA NOSSA HISTÓRIA!
Visa conscientizar as pessoas sobre o etarismo,sobre a importancia dos que vieram antes, da importancia da manutenção da história, trazer pra dentro os mais jovens e dar valor e muito valor aos mais experientes…e a importância desta história para promover mais políticas públicas para nossa comunidade LGBT+”, comentou Douglas Holanda, Presidente da Associação da Parada e Apoio LGBT de Campinas.

Programação do Mês da Diversidade
Além da parada, estão programadas outras ações ao longo do mês em Campinas, com o objetivo de reforçar a importância da diversidade e promover a inclusão social de todos os públicos ao longo de todo o evento.
08/06 – 22ª GINCANA DA DIVERSIDADE: Proporcionando um momento de distração, exercicio físico e informação, o evento acontece na Praça de Patinação na Lagoa do Taqural, a partir das 13h .
14/06 – 9º Arraial da Diversidade: Trazendo a essência das festas de São João, o evento também acontece na Praça Bento Quirino, a partir das 14h com apresentações, bingos, sorteios e comidas típicas. 27/06 – 18º Big Juice:
A partir das 18h, o público confere uma sequência de apresentações com artistas variados que, habitualmente, apresentam-se apenas nas boates da região. Montado na Praça Bento Quirino, o palco será dividido por nomes conhecidos e renomados
na cena campineira.
29/06 – 25ª Parada do Orgulho LGBT de Campinas – 10h00 concentração- Centro de Campinas.
Eventos Gratuitos
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74