Consoantes Reticentes…

Dérbi: dividindo a paixão

por Marcelo Sguassábia
Publicado em 23 de abril de 2012
Para a felicidade das torcidas de Ponte Preta e Guarani teremos um Dérbi na semi-final do Campeonato Paulista e um representante campineiro na grande final. Haja emoção! Toda vez que há um Dérbi vem aquela polêmica sobre a venda de ingressos para o time visitante. Nesta segunda-feira (23/04), participamos de uma reunião na Federação Paulista de Futebol que definiu a cota de 5% dos 29.500 ingressos para a torcida da Ponte Preta no jogo do próximo domingo no Brinco de Ouro, ou seja, quase 1500. 
 
Sim, é pouco, mas o possível no momento. A Federação Paulista adotou essa porcentagem para manter o critério que foi adotado nos últimos jogos envolvendo as duas equipes no campeonato. Todos se lembram que no último Dérbi a torcida do Guarani ficou muito reduzida no Majestoso. Defendo que para o Campeonato Brasileiro a cota seja de 10% para o time visitante. É um número que atende a capacidade da Polícia Militar para atuar preventivamente e garantir uma margem de segurança para o verdadeiro torcedor, aquele que vai ao estádio para ver seu time jogar e deseja ficar longe de confusão.
 
O vice-presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, comentou durante a reunião que seu desejo é ter um estádio com torcidas meio a meio. Assim, se venderiam os ingressos sem determinar uma cota máxima e, se começasse a ter um desequilíbrio na quantidade vendida por torcida, se faria um ajuste para garantir 50% para cada time. Não é uma iniciativa que possa ser aplicada a curto prazo, mas dependendo dos rumos da gestão do futebol pode ser viável no futuro. Esperamos que sim. E que no domingo vença o espetáculo! 
 
Em tempo: sou vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, regional Campinas, por isso fui convidado para a reunião na entidade. 
Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74