Unicamp na Agenda

Convênio Unicamp-Sanasa rende projeto escultórico

por Hélio Costa Júnior
Publicado em 26 de setembro de 2014

Neste sábado (27), às 11 horas, no Parque Pedreira do Chapadão de Campinas, ocorre a inauguração das duas primeiras esculturas que integram as festividades do aniversário de 40 anos da Sanasa Campinas.

O projeto é fruto de um Convênio estabelecido entre a Sanasa e Unicamp e tem como meta instalar 3 peças escultóricas em aço, de linguagem contemporânea, elaboradas por artistas de reconhecida trajetória artística para o espaço do Parque da Pedreira do Chapadão. Por meio de uma comissão técnica constituída ainda em 2013, a equipe de trabalho promoveu estudos sobre a espacialidade de áreas urbanas públicas da cidade, visitou artistas e analisou aspectos da importância da escultura como marco colaborador para a qualidade de vida em centros urbanos do planeta para chegar até a formulação que ora se apresenta nessa inauguração.

Os primeiros artistas convidados para elaborarem propostas escultóricas específicas para a Pedreira foram Guto Lacaz e Gilberto Salvador, renomados representantes desse campo artístico nacional e internacionalmente. Seus projetos obedeceram a solicitação do material aço que visava longevidade aos trabalhos instalados ao ar livre, bem como a relação de pertencimento ao espaço envoltório da Pedreira que é atualmente um dos belos cartões postais da cidade de Campinas, completamente revitalizado pela atual Gestão Municipal, local bem visitado e frequentado pela população do bairro e de toda a cidade.

Ao longo dos últimos anos, a SANASA Campinas vem demonstrando uma forte vocação para o fomento à Escultura Pública por meio de editais, seleções e convites sob curadoria, como é o caso desse Projeto que presenteia a Cidade para comemorar sua maturidade de 40 anos. Além da presença dos artistas, o evento contará com o Sr Prefeito Municipal Jonas Donizette, a primeira Dama, Sra Sandra Acciolly, o presidente da Sanasa, Sr Arly Lara Romeo e os Diretores Financeiro, Sr. Lucio Esteves, e de Comunicação da autarquia, Sr João Pinheiro.  Além dessas autoridades, estão convidados Representantes da Secretaria Municipal de Cultura, bem como da Unicamp, em particular do Instituto de Artes, que em trabalho conjunto com a autarquia municipal construíram o projeto que se estende até o final do ano de 2014 com mais uma inauguração prevista para dezembro.

Esculturas e Artistas:


Artista: Gilberto Salvador
Título da obra: Vitória Régia
Material: bronze e aço cor ten
Dimensões: 3 m (raio) x 2,40 (h)
Breve Descrição do Trabalho: A escultura de Gilberto Salvador apresenta uma forma de parafuso, usual em outras peças suas, pressionado contra uma placa redonda instalada em ângulo no chão gramado que a acomoda bem próxima do lago do Parque da Pedreira do Chapadão. Conectada ao paisagismo do lugar, essa escultura replica a estrutura raiada das plantas ao seu redor e o formato orgânico do lago, bem como sugere a conexão de sua forma com a planta aquática que empresta nome para seu título, a Vitória Régia. A dimensão desmedida para uma peça de referência cotidiana tão pequena quanto um parafuso, bem como a similitude da escultura às formas orgânicas próximas, faz com que a percepção da peça alterne-se entre a abstração de sua geometria e a forma própria do parafuso agigantado. Gilberto Salvador é considerado um artista bastante representativo da produção em escultura de heranças formalistas no Brasil e é detentor de uma trajetória artística consolidada nacional e internacionalmente. 

Artista: Guto Lacaz
Título da obra: Ulisses, o elefante Biruta
Material: chapa metálica cortada a laser, pintura automotiva branca
Dimensões: 5 m (h) x 3,20 (comprimento do elefante)
Breve Descrição do Trabalho: A escultura de Guto Lacaz traz a figura estilizada de um elefante que vai sobrevoar sua área de instalação no Parque da Pedreira do Chapadão por meio de um perfil metálico de cinco metros de altura. Essa haste é giratória e se estende da tromba do animal até o chão onde está instalado um conjunto mecânico de eixos e rolamentos que o suportam. O engenho criado pelo artista e atestado pelos engenheiros que usualmente o acompanham em seus projetos propõe um interessante jogo entre a singeleza da figura lúdica desse elefante a ser instalado próximo aos equipamentos para crianças do Parque e a complexidade mecânica do processo construtivo da obra. Guto Lacaz é um artista renomado no circuito nacional e internacional. Sua produção escultórica é marcada por um tom jocoso com o qual executa materialmente relações improváveis e absurdas derivadas da combinação arte/tecnologia. 

Comissão Técnica do Projeto
Iracema Salgado   (presidente da Comissão / representante SMC PMC)
Professor Marco Antonio Alves do Valle   (membro da Comissão/ representante IA Unicamp)
Professora Sylvia Furegatti   (membro da Comissão/ representante IA Unicamp) 

SERVIÇO
Inauguração do Projeto Escultórico dos 40 anos da SANASA Campinas no Parque Pedreira do Chapadão
Data e horario: 27 de setembro, 11h
Local: Parque Pedreira do Chapadão, R. Dr. Alcides Carvalho, 127 (Av. Marechal Rondon), Campinas, SP
Entrada livre
Contatos: 
Iracema Salgado   coordex@campinas.sp.gov.br 
Sylvia Furegatti   syfuregatti@gmail.com  
Marco do Valle   profvalle@gmail.com   

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74