Fórum de Esporte e Saúde – No Fórum Permanente de Esporte e Saúde, evento marcado para o dia 18 de junho, às 9 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, será discutido o tema: “Síndrome da Fragilidade na Velhice”. A organização é dos professores André Fattori e Maria Elena Guariento. Mais detalhes podem ser obtidos aqui.
A Ditadura no Brasil – O Espaço Cultural Casa do Lago sedia, de 18 a 30 de junho, a exposição “A Ditadura no Brasil 1964-1985 – A Verdade da Repressão, a Memória da Resistência”. A abertura da mostra será às 18h30. São 21 painéis impressos em lona com formatos flexíveis e adaptáveis em diversos ambientes. Na Casa do Lago, a exposição ocupará uma ambientação visual que conduz o público a uma espécie de “viagem no tempo”. A exposição recupera os primeiros momentos do Golpe de Estado que mergulhou o país numa ditadura de 21 anos, até os grandes comícios populares das “Diretas Já”. Imagens dos tanques militares na frente do Congresso Nacional, as passeatas estudantis, a resistência dos diversos grupos da sociedade civil, a censura de documentos, a violência, prisões e torturas, entre outros painéis poderão ser conferidos na Rua Érico Veríssimo 1011. Um ciclo de filmes com debates sobre o assunto também está no programa da mostra. Entrada gratuita. Confira a programação no endereço eletrônico. Mais detalhes por telefone: 19-3521-7017.
Fórum de Desafios do Magistério – A próxima edição do Fórum Permanente de Desafios do Magistério “Leitura de si, o professor enquanto pessoa” ocorre em 20 de junho, no Centro de Convenções. Inscrições e outras informações no endereço eletrônico: http://foruns.bc.unicamp.br/magis/magis37.php
As contribuições de Anne Cauquelin – A historiadora Maria Stella Martins Bresciani, professora emérita do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, ministra no dia 20 de junho, às 14h30, no Ciclo Básico I (sala CB-16), a palestra “Pensar a cidade, produzir conhecimentos históricos: as contribuições de Anne Cauquelin”. Reconhecida crítica de arte, pintora, filósofa e escritora, Anne Cauquelin é autora de obras como As Teorias de Arte e A Invenção da Paisagem. A palestrante possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em História Social pela mesma instituição (1976) e pós-doutorados pela Centre National de la Recherche Scientifique (1995-2003) e pela École des Hautes Etudes em Sciences Sociales (2003). Seus estudos focalizam, principalmente, a área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Com organização do Centro de Memória-Unicamp (CMU), o evento é aberto ao público em geral e faz parte da série Seminários do CMU.
Fórum de Ensino Superior – “Avaliação do ensino superior: experiências e alternativas”. Este é o tema da próxima edição do Fórum Permanente de Ensino Superior. A abertura do evento ocorre no dia 21 de junho, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. Inscrições, programação e outras informações na página eletrônica.
Kafka e outros libertários – No dia 21 de junho, às 9h30, no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), acontece a jornada Lítero-libertária “Kafka e outros libertários”. O evento prestará uma homenagem aos professores e fundadores do Departamento de Teoria Literária do IEL. Além disso, serão apresentados (debatidos e lançados) os livros “Kafka essencial”, organizado e traduzido por Modesto Carone (Cia. Letras/ Penguin); “Contos Anarquistas nova edição revista e ampliada” (Ed. W. Martins Fontes), organizada pelos professores Antonio Arnoni Prado, Francisco Foot Hardman e Cláudia Leal (IPHAN, RJ) e “Lima Barreto” (Arnoni Prado, Ed. 34). Na Jornada também será celebrada a doação do acervo literário de Modesto Carone ao Cedae-IEL. Mais informações: 19-3521-1520.
Debate com Beto Novaes – O Centro de Estudos Rurais (Ceres) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) organiza, dia 21 de junho, às 14 horas, na sala CB-16 do Ciclo Básico I, um debate sobre o documentário “A luta de resistência dos trabalhadores em busca de liberdade: conflito”. Participam: Carlita da Costa, pesidenta do SER de Cosmópolis; Gustavo Rizzo Ricardo, procurador do trabalho, e Beto Novaes, diretor do documentário. Mais informações: 19-3521-1601.
EVENTOS FUTUROS
Movimento Constitucionalista de 1932 – O Centro de Memória-Unicamp (CMU) realiza no período de 25 de junho a 31 de agosto a exposição “Memória do Movimento Constitucionalista de 1932”. Com curadoria da historiadora Ilka Stern Cohen, serão apresentados documentos de divulgação do Movimento, botons, flâmulas, livros, granadas, facas, punhais e capacete usados em combate, entre outros objetos. Também integram a mostra exemplares do Suplemento em Rotogravura do jornal O Estado de S. Paulo. A exposição, instalada no setor de Arquivos Históricos do CMU (em frente ao saguão do Ciclo Básico I) pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 17 horas.
Conference on Smart and Sustainable Built Environments – De 27 a 29 de junho, em São Paulo, acontece a 4ª edição da Conference on Smart and Sustainable Built Environments. O evento, que ocorre a cada três anos, conta com fomento da Fapesp, Capes e CNPq, além do apoio institucional de importantes organizações nacionais, como International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), International Initiative for a Sustainable Built Environment (iiSBE), e Continental Association for Building Automation (Caba). A organização é da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, UFES e do Sinduscom-SP. Mais detalhes no link www.fec.unicamp.br/~sasbe2012
TEDxUnicampLive – No dia 27 de junho, às 9h30, no Auditório 1 da Agência para a Formação Profissional da Unicamp (AFPU), acontece o evento TEDxUnicampLive, com a retransmissão (ao vivo) do TEDGlobal 2012 (http://conferences.ted.com/TEDGlobal2012). A organização é do professor José Eduardo Fornari Junior, do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Mais detalhes do TEDxUnicampLive acesse o link: http://www.ted.com/tedx/events/5806.
O pensamento de Jacques Derrida – Simpósio multidisciplinar em torno do pensamento do filósofo franco-argelino Jacques Derrida reunirá pesquisadores do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), dia 27 de junho, às 10 horas, no auditório da unidade. O objetivo é apresentar abordagens do pensamento da desconstrução de Derrida, em diferentes áreas, com ênfase em teoria literária e filosofia. A organização é do professor Fábio Akcelrud Durão. Mais informações: 19-3521-1520 ou eventos@iel.unicamp.br
Fórum de Meio Ambiente e Sociedade – “Alimentação escolar: mudanças a partir da inclusão da agricultura familiar”. Este é o tema que estará em debate durante a realização do Fórum Permanente de Meio Ambiente e Sociedade. Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa), o evento ocorre no dia 28 de junho, às 8h30, no Centro de Convenções da Unicamp. Inscrições, programação e outras informações na página eletrônica.
O que é doença: uma visão evolucionista – A professora Clarissa W. Mendes Nogueira, docente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), é a próxima convidada a participar do Ciclo de palestras “Qualidade de Vida na Sociedade Contemporânea”, evento organizado pelo Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. No dia 28 de junho, às 12h30, na sala IB-03, ela profere a palestra “O que é doença: uma visão evolucionista”. Entrada franca. Mais informações: 19-3521-6359.
O aborto, a saúde da mulher e os direitos sexuais e reprodutivos – A Pró-reitoria de Graduação (PRG) recebe para o próximo “Aulas Magistrais”, Aníbal Faúndes, professor titular da Unicamp, pesquisador sênior no Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp) e coordenador do Grupo de Trabalho sobre Aborto Inseguro da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO). No evento, a ser realizado no dia 28 de junho, às 12h30, na sala CB05 do Ciclo Básico I, ele fala sobre “O aborto, a saúde da mulher e os direitos sexuais e reprodutivos”. Mais informações pelo telefone 19-3521-4757 ou site http://www.prg.unicamp.br/aulas/index.php/aulas
Encontro de Corais Infanto-juvenis – O Instituto Cultural Canarinhos da Terra promove no dia 30 de junho, no auditório do Colégio Culto à Ciência, o 5º Encontro de Corais Infanto-juvenís. No evento estão previstas oficinas para os grupos infantís e juvenís, sob a condução dos professores Lucy Shimiti e Ângelo Fernandes. As apresentações ao público serão iniciadas às 11 horas com entrada gratuita. Participam: o Coro infantil e os Meninos cantores do Projeto Canarinhos da Terra, o Coro do Colégio Culto à Ciência, o Coral Canto Mágico de Cubatão e o Grupo Singulari. Mais informações: telefone 19-3249-0583 ou e-mail canarinhos@hotmail.com
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74