Lilian Meneguetti, responsável pela Latam Travel Campinas, fala nesta entrevista como o mercado de viagens e turismo vem se preparando neste momento em que muitos países estão reabrindo fronteiras e voltando gradativamente à normalidade após a pior fase da pandemia causada pelo Novo Coronavírus.
Lilian vislumbra uma retomada total para o setor apenas em 2023, mas também acredita que, assim que o Brasil se estabilizar novamente, a tendência será de um crescimento mais acelerado na procura por viagens nacionais e internacionais.
Confira a entrevista que fiz com a empresária
Agora que muitos países estão reabrindo, como a Latam Travel de Campinas está se preparando para a volta das viagens?
Na verdade, neste momento estamos focados nos destinos onde estamos voando e nas promoções que a companhia aérea tem oferecido, principalmente para o segundo semestre e cruzeiros para o próximo ano. Muitas lives e cursos online.
Você acredita que ainda será possível viajar durante o verão europeu?
Eu acredito que será possível sim ainda aproveitar o verão na Europa. Claro que será inevitável uma mudança de comportamento do turista e dos locais que costumam recebê-los, mas o verão vai até setembro, então creio que até lá já teremos muitas mudanças para melhor.
Você foi uma das defensoras de que passageiros não cancelassem, mas adiassem suas viagens, Acredita que esta medida tenha contribuído para a sobrevida do setor de turismo?
Eu acredito que foi muito bom sim, principalmente em conjunto com as medidas das cias. aéreas em prorrogar os prazos da validade dos bilhetes. As pessoas gostam de viajar e com toda a campanha feita deu ânimo para que ninguém desistisse do seu sonho de viagem.
Na sua opinião, como serão as viagens nos próximos meses?
Principalmente neste início e talvez até não termos uma vacina contra o Covid-19, será inevitável o uso de máscaras nos aeroportos e aeronaves. Cuidados de higiene pessoal e também das aeronaves de forma mais evidente, menos aglomeração nos embarques e desembarques, mais cuidado das cias aéreas em relação ao compartilhamento desde papelaria (folders e revistas nas aeronaves) até travesseiro e cobertor, por exemplo.
Qual a sua expectativa para a estabilização do mercado de viagens?
Para volta de 100% a expectativa do mercado em geral é para 2023. Contudo, eu acredito que assim que tivermos notícias mais animadoras em relação a pandemia no Brasil as pessoas comecem a pensar em viajar de novo, porque lá fora já está mais animador. Agora falta melhor a expectativa por aqui.
Na sua opinião, quando o brasileiro voltar a viajar será a princípio pelo Brasil e América do Sul ou voltará a viajar normalmente para o exterior?
Muito se fala de retorno primeiro no Brasil, mas eu ainda tenho dúvidas. Eu acho que tudo vai depender das próximas notícias no Brasil e no mundo. Eu vejo que quem está doido para viajar não está fazendo distinção em ser primeiro aqui ou lá fora. As pessoas querem ter certeza dos riscos que vão correr e neste momento está tudo mais ou menos igual.
Lilian em viagem à Paris
A Latam Travel Campinas tem registrado procura por voos e/ou pacotes?
Na verdade, a grande procura está sendo para remarcar as viagens, até porque muitos voos foram cancelados e nem que o passageiro quisesse neste momento ele não consegue viajar. Contudo, tivemos procura por bilhetes aéreos de passageiros que, de alguma forma precisava estar no destino o mais breve possível ou seja, embarque quase imediato. Também como estamos divulgando pacotes promocionais isso tem chamado a atenção de quem procura pacotes de final do ano e férias de janeiro. O Nordeste tem sido a preferência, mas é uma tendência de final de ano também! Vendemos Cruzeiro para o primeiro trimestre de 2021. Os preços estão ótimos!
Com a obrigação de se ter uma menor taxa de ocupação em hotéis e aeronaves, você acredita que os preços de passagens e de hospedagens vão subir?
Eu acredito que o aéreo terá um preço ótimo, aliás isso já está acontecendo. Na hotelaria o grande problema que vejo é a alta cambial que vai com certeza elevar os valores. De qualquer forma a hotelaria terá que se adequar a oferta e procura e isso pode baratear os preços.
Qual a sua mensagem para quem teve que adiar a sua viagem e para quem quer viajar ainda este ano?
Para quem tem viagem penso que as cias estão flexibilizando bastante então a frase é: Não se precipite para não se arrepender depois. Se for o caso, aguarde para remarcar, mas não cancele. Já já tudo isso vai passar e estaremos todos viajando novamente. Para quem quer fazer viagem futura a hora de comprar é agora. Os preços estão ótimos com possibilidade de remarcação futura sem custo e isso vai passar.
Sobre Eduardo Gregori
Eduardo Gregori
Travel Journalist / Publisher Blog Eu Por Aí
Contato: [email protected]
Leia o Blog Eu Por Aí
Assista ao Programa Eu Por Aí no YouTube
Assista ao Programa Tutu com Bacalhau no YouTube
Redes Sociais
Curta a página do Eu Por Aí no Facebook
Fale comigo pelo Twitter
Curta o perfil do Eu Por Aí no Tumblr
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74