O Dia dos Namorados está chegando com promessa de noite romântica pela frente. Pensando nisso, fiz uma seleção inspirada na série que causou alvoroço no mundo inteiro, poucos anos atrás. Estou falando de Cinquenta Tons, de E. L. James. Li os dois primeiros livros (os demais passo, obrigada) e tive a pachorra de anotar os vinhos que o casal da história, Christian Grey e Anastasia Steele, compartilham em seus jantares e encontros.
Christian Grey e Anastasia Steele: romance regado a vinhos franceses, californianos e australianos
Obviamente, as versões do romance para a telona, que devem estar nas plataformas de streaming, não chegam ao nível de curiosidade desta leitora que vos tecla. Afinal, quem, além de mim, vai prestar atenção em garrafas de vinho diante de tal esfuziante enredo?
Nos livros, o vinho tem o destaque merecido. E acontece que eu costumo ter sempre lápis e borracha ao lado dos livros que estou lendo para grifar os trechos que achar interessante e fazer meus garranchos nas margens das páginas. Assinalei, por exemplo, no segundo volume, Cinquenta Tons Mais Escuros, o rótulo australiano Barossa Valley Shiraz apreciado ao som de Ella Fitzgerald, e um Pinot Grigio embalado pelo swing cubano de Buena Vista Social Club.
Já, no baile de máscaras, a sequência de rótulos contou com Alban Estate Roussane 2006, Domaine de La Janasse, Klein Constantia Vin de Constance 2004 e Alban Estate Grenache 2006. Não sei se a autora é apaixonada por vinhos ou se teve a consultoria de algum sommelier, mas a mim as menções à bebida me pareceram espontâneas, com um ou outro deslumbramento desnecessário dos protagonistas. E já sabemos: In vino veritas, amigo. Em todo caso, aqui estão algumas das escolhas do casal Christian e Anastasia, que você pode imitar no dia 12 de junho.
_ Pouilly Fumé: Sauvignon Blanc, do Vale do Loire, França, região conhecida por fazer vinhos brancos e rosados excepcionais. Pouilly vem da cidade Pouilly-sur-Loire e Fumé remete a defumação, uma referência ao aroma de defumado desse vinho.
_ Chablis: sub-região da Borgonha que produz um dos vinhos brancos mais conhecidos e imitados em todo o mundo. Feito com a uva chardonnay, é um clássico francês, extremamente fino e agradável. Par perfeito para ostras frescas.
_ Sancerre: está na região leste do Loire Central, na França, onde a uva sauvignon blanc encontrou o nirvana. Os vinhos são secos, minerais, com aromas evoluídos de frutas secas e nozes. Acompanham bem frutos do mar, pratos leves e, especialmente, queijos de cabra.
_ Bollinger Grande Année Rosé 1999: Bollinger, já sabemos, é o champanhe preferido de 007, o famoso espião do cinema. A versão safrada citada no romance é consagrada pela altíssima qualidade alcançada pela uva pinot noir.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74