Para Crianças

Cinema latino-americano – Chile

por Kátia Nunes
Publicado em 9 de setembro de 2014

Por um longo período o cinema chileno foi sufocado pelo regime militar (de 1973 a 1990) do general Augusto Pinochet, no qual vários cineastas tiveram que abandonar o país. Alejandro Jodorowsky (O Topo, A Montanha Sagrada, Santa Sangre), um dos diretores chileno mais renomado internacionalmente, dono de um estilo bem peculiar, somente conseguiu realizar suas produções porque estava fora do país, filmando na França e no México.

Com o fim da ditadura em 1990 e com o apoio do Fundo Nacional para a Arte (Fondart), o cinema chileno ganhou um novo impulso, com uma nova geração de cineastas que vem consolidando a filmografia do país em diversos festivais ao redor do mundo.

Nesse boom iniciado pelo cinema latino-americano pós anos 2000, primeiramente com os hermanos argentinos, Andrés Wood é um dos primeiros cineastas chileno que tem seus filmes lançados no Brasil, se tornando conhecido, principalmente, pelo sensível Machuca.

O que antes era um cinema mais político, focado em problemas econômicos e sociais, torna-se um cinema com um olhar extremamente sensível e com ricas observações do dia-a-dia de uma sociedade que suportou 15 longos anos de uma ditadura violenta. É, através dessa sensibilidade, que o cinema chileno se impõe dentro do panorama cinematográfico atual, nos fazendo adentrar por histórias que refletem um pouco do povo chileno e suas idiossincrasias, mas ainda assim com temas de forte apelo universal.

Com isso, segue uma lista de 25 filmes para se conhecer um pouco do melhor que o cinema chileno tem a nos oferecer e, para quem se empolgar e quiser um mergulho nessa cinematografia, o site cinechile.cl é um excelente começo.

Veja a lista de filmes abaixo, por ordem de realização: 

Neruda (2014), Dir. Manuel Basoalto

Após receber o Prêmio Nobel de Literatura, o poeta Pablo Neruda, relembra a época em que era senador da república e quando teve que atravessar a Cordilheira dos Andes a cavalo, após pronunciar no Congresso o discurso “Eu acuso” contra o presidente Gabriel González Videla.

Veja o trailer:

 

Gloria (2013), Dir. Sebastián Lelio

Gloria é o quarto longa-metragem de Sebastián Lelio e o segundo título chileno a entrar no páreo de um Urso de Ouro no Festival de Berlim (o primeiro foi La frontera, de Ricardo Larraín, em 1992). Glória (a extraordinária Paulina Garcia, prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim), adentra a maturidade, sem filhas para cuidar e com um novo relacionamento com um recém-divorciado. Uma belíssima crônica do dia-a-dia de uma mulher como tantas outras, mas única em sua uma enorme vontade de viver.

Veja o trailer:

 

Sou muito melhor que vocês (Soy mucho mejor que voh, 2013), Dir. José Manuel (Ché) Sandoval

A mulher de Cristobal ganha uma bolsa de estudos e quer levá-lo, junto com os filhos, para a Espanha. Desiludido e humilhado com essa mudança, desaparece e vaga pela cidade a procura de sexo, até chegar o momento em que terá que escolher entre seu ego e sua família. Assista ao trailer no link.

Las Analfabetas (2013), Dir. Moisés Sepúlveda

Ximena (Paulina García) tem 50 anos, vive sozinha, é analfabeta e não tem vontade de aprender a ler. Jackeline (Valentina Muhr) é professora, está desempregada e tenta convencê-la a aceitar suas aulas, em vão. Mas, um dia, ela descobre uma preciosa carta que Ximena guarda desde a infância.

Veja o trailer:

 

El Verano de los Peces Voladores (2013), Dir. Marcela Said

Manena, dezesseis anos, passa as férias com a família em uma propriedade que possuem no interior do Chile. Seu pai fica obcecado em exterminar umas carpas que invadem a lagoa, pretendendo com isso dinamitá-la para expulsar os peixes. Uma tensão se anuncia em torno do cotidiano dessa família e de pequenos elementos que surgem e causam estranheza em Manena, mas parece que ninguém, além dela, se preocupa com isso.

No (2012), Dir. Pablo Larraín

No é o primeiro filme chileno a ter uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A história acompanha um grupo de publicitários durante o plebiscito que tirou o ditador Augusto Pinochet do poder, retratado do ponto de vista desses profissionais responsáveis pela campanha de TV que antecedeu a votação e a derrota de Pinochet.

Veja o trailer:

 

Joven y alocada (2012), Dir. Marialy Rivas

Filme de estreia da cineasta Marialy Rivas. Daniela é uma jovem em busca de sua autoafirmação e lugar no mundo onde vive. O que complica essa busca é fazer parte de uma família evangélica, na qual os preceitos religiosos guiam a educação que a mãe lhe dá, sendo o sexo o pecado capital nessa equação. Em um ambiente de repressão, cerceada por todos os lados, Daniela cria um blog na internet, que dá título ao filme, como válvula de escape para extravasar e se autoconhecer em um ambiente em que tudo é permitido ou tudo pode ser dito.

De Quinta a Domingo (De jueves a domingo, 2012), Dir. Dominga Sotomayor

Duas crianças viajam com seus pais de Santiago até o norte do Chile para um feriado em família. Ambas percebem que o relacionamento entre os pais não está bem e que esse poderá ser o último final de semana em família. Vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Rotterdam. Veja o trailer no link.

Violeta foi para o céu (Violeta se fue a los cielos, 2011), Dir. Andrés Wood

O filme conta a trajetória da compositora, artista e cantora chilena Violeta Parra, intercalando trechos de uma entrevista dela de 1962 com momentos de sua vida. O filme não segue uma ordem cronológica, focando-se em diversos momentos da vida de Violeta, como sua infância na província de Ñuble, sua viagem pelo interior do Chile, as visitas à França e à Polônia, além do romance que ela teve com o suíço Gilbert Favre.

El año del tigre (2011), Dir. Sebastián Lelio

Após sobreviver a um violento terremoto na prisão onde estava, Manuel foge em meio à catástrofe e volta para casa, descobrindo paisagens de destruição e a si mesmo. Veja o trailer.

Bonsái (2011), Dir. Cristián Jiménez

Um estudante de literatura encontra um escritor que precisa de alguém para transcrever uma novela. Uma secretária cobra menos e acaba ficando com o trabalho, mas Julio não desiste e decide fazer um manuscrito que seja igual aquele que havia visto na entrevista de emprego. Veja o trailer.

Zoológico (2011), Dir. Rodrigo Marín

O início das férias de três adolescentes coincide com um dia de inverno muito frio. Um retrato controverso de uma juventude chilena americanizada em meio à apatia da falta de perspectivas. O filme completo pode ser visto on line no site cinechile.cl.

Música Campesina (2011), Dir. Alberto Fuguet

Alejandro Tazo viaja a Nashville, nos Estados Unidos, e percebe que as coisas não são tão fáceis ou previsíveis como imaginava. Fã de Johnny Cash, Tazo só quer trabalhar, conhecer pessoas e fazer com que sua viagem seja inesquecível. Trailer.

A vida dos peixes (La vida de lós peces, 2010), Matías Bize

Há 10 anos vivendo na Alemanha, Andrés volta ao Chile para um último acerto de contas com o passado, antes de se estabelecer de vez em Berlim. Durante a festa de um amigo descobre um mundo o qual deixou para trás e não se sente mais pertencente mas, o encontro com um grande amor do passado, pode mudar tudo isso. 

 

Post mortem (2010), Dir. Pablo Larraín

Funcionário responsável pela elaboração dos relatórios de autópsias realizadas por médicos forenses em um necrotério se envolve em uma história de amor, morte e traição, tendo o golpe militar de 1973 como plano de fundo. Assista ao trailer.

Perro muerto (2010), Dir. Camilo Becerra

Alejandra é uma jovem mãe solteira que vive na casa que pertencia a sua falecida bisavó, a qual havia cuidado durante anos. Quando é decido vender a casa, Alejandra precisa buscar um novo lugar para morar e enfrentar os cuidados que a criança demanda e tentar seguir a vida quase adolescente a que tanto se apega. Veja o trailer.

Navidad (2009), Dir. Sebastián Lelio

Três adolescentes passam uma excêntrica e inusitada noite de Natal em uma casa nos arredores de Santiago. Com a urgência da juventude e completamente vulneráveis, unem-se em uma busca por experiências tão propícias à idade. O filme completo pode ser visto on line no site cinechile.cl.

Ilusões óticas (Ilusiones ópticas, 2009), Dir. Cristián Jiménez

Três personagens completamente diferentes entre si (um segurança de shopping, um funcionário relegado a uma função quase inexistente e um esquiador cego que recupera a visão) envolvem-se em um intricado jogo pelo amor de Manuela, no inverno de Valdívia. Trailer.

La nana (2009), Dir. Sebastián Silva

Raquel trabalha na casa de uma família de classe alta. Amarga e introvertida, sente-se ameaçada quando a patroa contrata outra empregada para ajudá-la. Raquel espanta uma a uma com seus jogos psicológicos sádicos e infantis, até que se vê diante de Lucy, uma mulher risonha e feliz, que parece disposta a mudar a forma de Raquel ver a vida. Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

Veja o trailer:



Tony Manero (2008), Dir. Pablo Larraín

Raúl é obcecado pelo personagem Tony Manero feito por John Travolta no filme Os Embalos de Sábado à Noite, a ponto de cometer pequenos crimes para ter um terno igual ao usado por ele do filme. Assista ao trailer

Mamãe te amo (Mami te amo, 2008), Dir. Elisa Eliash

Uma mãe à beira da cegueira deixa sua filha sozinha todos os dias. O interesse da menina é apenas agradar a mãe, deselvolvendo com um isso um jogo macabro para se parecer com ela. Porém, um dia, o plano parece funcionar além das expectativas. O filme completo pode ser visto on line no site cinechile.cl.

O peixe-sapo (El pejesapo, 2007), Dir. Jose Luis Sepúlveda

Daniel é um personagem desajustado. Depois de um suicídio fracassado decide reiniciar sua vida. O filme completo pode ser visto on line no site cinechile.cl

Na cama (En la cama, 2005), Dir. Matías Bize

Dois estranhos, Bruno e Daniela, têm um encontro sexual intenso em um motel. Com a premissa de nunca mais se verem de novo, se entregam um ao outro, abrindo seu passado e sua privacidade. Refilmado no Brasil com o título de Entre Lençois, com Reynaldo Gianecchini e Paolla Oliveira. O filme completo pode ser visto on line no site cinechile.cl.

Machuca (2004), Dir. Andrés Wood

Chile, 1973, duas crianças de mundos tão díspares (um mora em um bairro de alta classe enquanto o outro vive em um humilde povoado) se encontram em um colégio dirigido pelo padre McEnroe, com ideias por demais progressistas em meio à ditadura chilena. Entre Machuca e Gonzalo nasce uma amizade que não se importa com as diferenças sociais, repleta de experiências e descobertas.

Veja o trailer:

Febre do loco (La fiebre del loco, 2001), Dir. Andrés Wood

Atraídos pelo dinheiro gerado da extração de comercialização de moluscos, chegam à região sul do Chile, centenas de forasteiros, mergulhadores, pescadores, comerciantes, empresários e prostitutas. Todos aparentemente envoltos por uma “febre louca”, principalmente quando a prática de extração do molusco é proibida pela polícia local. Confira o trailer.

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74