Faça as Malas

Cinema e Futebol: duas paixões nacionais?

por Marcos Craveiro
Publicado em 11 de junho de 2014

Em ritmo de Copa do Mundo, segue uma lista com filmes nacionais de ficção que, de alguma maneira, possui ligação com o futebol, seja como tema principal (biografia de algum jogador, histórias que giram em torno de alguma partida ou clube de futebol, etc) ou secundário, apenas como plano de fundo.

A relação entre cinema e futebol é tão intrínseca que existe até um festival apenas com filmes dessa temática, o Cinefoot (www.cinefoot.org) e um livro, “Fome de Bola – cinema e futebol no Brasil” (Coleção Aplauso, Ed. Imesp), do jornalista Luiz Zanin.

Para aqueles que não gostam de futebol, talvez fique mais agradável ver um dos esportes mais jogados do mundo através de uma narrativa cinematográfica. E, para você que é louco por futebol, além de ver todas as partidas da Copa, pode aproveitar os intervalos entre um jogo e outro para descobrir novos filmes e como eles retratam esse esporte. Uma pena que o cinema feito em terras tupiniquins também não cause tanto alvoroço como os campeonatos de futebol.

Os filmes encontram-se relacionados em ordem decrescente, dos mais recentes aos mais antigos.

1. Heleno (2012), direção José Henrique Fonseca

Baseado no livro “Nunca Houve um Homem como Heleno”, de Marcos Eduardo Novaes, mostra a história do jogador Heleno de Freitas (Rodrigo Santoro), ídolo do Botafogo nos anos 40, genial nos campos de futebol e com fama de galã fora deles. Heleno é um dos primeiros jogadores “problemas”, que leva uma vida intensa fora dos campos, algo bem típico na atualidade. 

Confira o trailer:

 

2. Linha de Passe (2008), direção Walter Salles e Daniela Thomas

Apesar do título que remete diretamente ao futebol, o filme Linha de Passe é uma crônica social sobre uma família da periferia paulistana. O futebol entra na vida dessas pessoas através da mãe, corintiana fanática e do filho que vive de peneira em peneira para tornar-se um grande jogador de futebol, sendo nele que a família deposita todas as chances de sair da vida medíocre que levam. Veja o trailer:

3. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), direção Cao Hamburger

Durante a Copa do Mundo de 1970, os pais de Mauro precisam sair de “férias” de forma inesperada e deixam o menino com o avô. Na verdade os pais de Mauro estão fugindo, pois estão sendo perseguidos pela ditadura militar, devido as suas convicções políticas de esquerda. Em meio ao êxtase de uma Copa do Mundo, Mauro precisa lidar com sua nova situação e entender o mundo que o cerca. 

Trailer:


 

4. Boleiros 2 (2006), direção Ugo Giorgetti

Segunda parte do filme de 1998, Boleiros 2 continua a crônica sobre os bastidores do futebol já iniciada no primeiro filme. A história acompanha a reinauguração de um bar, famoso reduto dos jogadores, e a entrada de um novo sócio. Veja o trailer:

5. O Casamento de Romeu e Julieta (2005), direção Bruno Barreto

Casal se apaixona, mas descobre que são de times rivais. O ápice dessa situação é atingido quando ele finge ser palmeirense para ser aceito pelo futuro sogro. Comédia romântica que aposta no carisma de Marco Ricca e Luana Piovani nos papéis principais.

Trailer:

6. Show de Bola (2005), direção Alexander Pickl

Garoto de uma favela carioca tem o sonho de ser um grande jogador de futebol. Mas as condições sociais na qual ele vive parece ameaçar a realização desse sonho, pela falta de oportunidades e o apelo do dinheiro fácil do tráfico de drogas. Veja o trailer:

 

7. ”Garrincha – Estrela Solitária” (2003), direção Milton Alencar Jr.

André Gonçalves e Taís Araújo interpretam, respectivamente, o craque Garrincha e a cantora Elza Soares, em uma das histórias mais conhecidas dos bastidores futebolístico. 

8. Uma Aventura do Zico (1999), direção Antonio Carlos da Fontoura

Aventura protagonizada pelo ex-jogador Zico, como técnico de um time de garotos selecionados através de um concurso na televisão. Veja o trailer.

9. Boleiros – Era uma Vez o Futebol (1998), direção Ugo Giorgetti

Em um bar de São Paulo, ex-jogadores, os “boleiros” do título, se encontram para relembrar os velhos tempos. Filme que se tornou um sucesso inesperado, culminando com uma continuação: Boleiros 2. Veja uma cena do filme:

10. Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986), direção Carlos Manga

Filme com os humoristas d’os Trapalhões (Didi, Dedé, Mussum e Zacharias). Um funcionário da limpeza de um time de futebol assume a liderança do time, desagradando os cartolas do clube. Com participações especiais de Pelé e Luiza Brunet.

11. Onda Nova (1983), direção José Antonio Garcia e Ícaro Martins

Algumas garotas fundam o Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino. Filme que tenta retratar a juventude paulistana bem ao estilo pornochanchada que predominava nos anos 80. Com Carla Camuratti, Tânia Alves, Regina Casé, Caetano Veloso e Casagrande no elenco. 

12. Pra frente Brasil (1982), direção Roberto Farias

Em 1970, em plena ditadura militar, o povo vibra com a Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo do México, enquanto prisioneiros políticos são torturados a exaustão. Retrato forte e contundente ao denunciar violações aos direitos humanos em um período conturbado da história brasileira.

13. Asa Branca: Um Sonho Brasileiro (1980), direção Djalma Limongi Batista

Protagonizado por um jovem Edson Celurari, o filme narra a jornada de um jogador de futebol desde o início da carreira em uma pequena cidade do interior até a Copa do Mundo. 

14. O Corintiano (1967), direção Milton Amaral

O humorista Mazzaropi é um torcedor fanático do Corinthians, pelo qual sofre, xinga, briga com os vizinhos e faz promessas mirabolantes. Veja o trailer.

15. O Campeão de Futebol (1931), direção Genésio Arruda

O primeiro longa-metragem nacional a tratar do tema do futebol com a participação do jogador Arthur Friedenreich, o craque da época. Na falta de localizar qualquer material sobre o filme, segue um link sobre o jogador Arthur Friedenreich.

PRORROGAÇÃO (CURTAS-METRAGENS)

Uma História de Futebol (1998), direção Paulo Machline

Curta-metragem que concorreu ao Oscar, conta passagens ficcionais da infância de Pelé. Um companheiro de pelada relembra as façanhas do menino que um dia seria o Rei do Futebol. Roteiro baseado em livro infantil homônimo de José Roberto Torero. Segue o curta completo.

Cartão Vermelho (1994), direção Laís Bodansky

Uma adolescente, Fernanda, que joga futebol com os meninos, se surpreende com os desejos do despertar de sua sexualidade. Curta-metragem muito premiado da diretora de Bicho de Sete Cabeças.

Barbosa (1988), direção Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo

Baseado no livro Anatomia de uma derrota, de Paulo Perdigão, o curta mostra um homem atormentado pela derrota da seleção Brasileira para o Uruguai na Copa do Mundo de 1950 que consegue voltar no tempo para tentar evitar o segundo gol do Uruguai. 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74