Unicamp na Agenda

Cineclube 1011 retoma programação de filmes gratuitos e abertos ao público no mês de agosto

por Hélio Costa Júnior
Publicado em 30 de julho de 2025

O Cineclube 1011, inciativa cineclubista fundada por estudantes do curso de Midialogia da Unicamp, está de volta à ação com muitas novidades para o público ao longo do mês de Agosto.

O principal destaque é o início da parceria com o selo Sessão Vitrine Petrobras, pertencente à Vitrine Filmes, uma das maiores distribuidoras de cinema do Brasil.

Em agosto, serão promovidas duas exibições especiais que darão início a esta parceria: “Saneamento Básico, O Filme” e “Ilha das Flores”, ambos do diretor Jorge Furtado, no dia 7; e “Um Lobo Entre Os Cisnes”, dirigido por Helena Varvaki e Marcos Schechtman, no dia 28.

O objetivo da parceria, de acordo com a equipe, é expandir o acesso a filmes nacionais, entre clássicos restaurados e novas joias contemporâneas, pois muitos desses lançamentos não chegam até Campinas, e quando chegam, se encontram em circuitos comerciais mais elitizados, que acabam sendo caros pra maioria da população. Além do custo dos ingressos, existem custos de transporte, alimentação e outros que encarecem a experiência do cinema para as famílias.

Além das exibições em parceria com a Vitrine, o Cineclube 1011 trabalhará um extenso calendário de exibições temáticas do ciclo “Amor Maldito”, que acontecerão em todas as terças e quintas-feiras do mês na Casa do Lago.

Com a curadoria de Luiz Brasil, aluno do programa de pós-graduação em Multimeios, o título homenageia o filme homônimo dirigido por Adélia Sampaio em 1984, e os filmes propostos para a curadoria tentam equivaler amor e morte, mesmo que um prevaleça ao final, numa seleção diversa com obras de origem latino e norte americanas, europeias e asiáticas.

Alguns destaques do ciclo serão as exibições do filme “Ligadas pelo Desejo” (1996), de Lily e Lana Watchowski, onde um casal sáfico fica na mira da morte após uma tentativa desastrosa de roubo, e “Matou a Família e Foi ao Cinema” (1969), clássico vanguardista de Júlio Bressane, em que o diretor (re)imagina o convívio familiar, no conflito entre marido e mulher ou duas mulheres abandonadas por seus cônjuges.

Dentro de “Amor Maldito”, também serão promovidas sessões especiais intituladas “Desejos Suspensos: saídas do armário no cinema argentino”, nos dias 19 e 26 de agosto. Será uma curadoria conjunta com a pesquisadora e cineasta Agustina Wetzel, que apresentará os filmes e realizará mesas de conversa após as exibições junto ao doutorando Guilherme Landim.

A programação completa do ciclo Amor Maldito e das exibições com o selo Sessão Vitrine Petrobras, incluindo datas, horários e locais de exibição podem ser vistas no instagram do Cineclube 1011: instagram.com/cineclube1011 ou na Agenda de Eventos Unicamp. As exibições são sempre abertas ao público e gratuitas.

O Cineclube 1011 é um projeto de extensão contemplado pelo 6º Edital ProEEC – PEX/2024 da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec) da Unicamp.

(Hélio Costa Júnior)
Edição de imagens: Paulo Cavalheri

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74