Bares e Restaurantes são responsáveis por 6.3% da ocupação profissional de Campinas. Quanto mais estabelecimentos, mais competividade o que exige mais criatividade para ganhar mercado. Em meio à novos empreendedores, e profissionais de sucesso é importante conhecer algumas técnicas e conselhos para obter sucesso neste setor.
Uma das técnicas que mais vem sendo adotada pelos estabelecimentos é a de focar em um único produto principal: são as “…rias”, que têm aparecido com força a todo momento. As temakerias, por exemplo, iniciaram-se em 2007 e, desde então, vem crescendo no interesse da população, chegando a sua maturidade apenas no último ano. As paleterias são outro exemplo de estabelecimento que apresentou um crescimento exponencial em 2015.
Crescimento de interesse de temakerias (em azul) e Paleterias (em vermelho) – análise de dados do google.
A adoção desta técnica se dá por dois motivos: O primeiro é a facilidade de ganhar espaço na cabeça do cliente quando se foca em um único produto. O segundo motivo quem nos explica é Thiago Ferreira, sócio da Cheesecakery: “Ao focar no monoproduto conseguimos entender e melhorar ao máximo a cadeia de fornecimento, as técnicas de produção e o atendimento. Além de maximizar o lucro, isto torna mais fácil a abertura de novas unidades.”
Seja através do foco em um único produto, ou por um trabalho de marketing, ganhar espaço na cabeça dos clientes deve ser uma das principais preocupações do empresário. Fixar-se na cidade é um bom modo de estabelecer clientela e aumentar a chance de ações promocionais, além de facilitar o boca-a-boca. Quem nos fala sobre isto é Claudia Rozanno, gerente de marketing da rede BigJack, Padaria Romana e Barão Grill: “Tive a sorte de trabalhar com o Claúdio (sócio das redes), que sempre soube a importância do marketing para criar um posicionamento adequado para o negócio. “
Outro caminho é apostar na exclusividade e proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente, oferecendo algo que ninguém mais oferece. É o caso do Café Malabarista, uma cafeteria que serve cafés especiais e modos de preparo únicos.
Marília Luz Simões, sócia do Café Malabarista, que serve graõs especiais associados a um método de preparo inusitado
Se você optar pelo caminho gourmet há diversas opções de desenvolvimento, basta valorizar umas destas 7 caracaterísticas:) Caráter único, Origem exótica, Processamento diferenciado, Design, Oferta limitada, Uso atípico, Embalagem ou canal de distribuição diferenciado.
Desenvolver um conceito através do marketing não é para qualquer um: “Muitos restaurantes mudam drasticamente seu conceito por leves solavancos financeiros. Isto é um erro crasso. Um empresário bom deve estar preparado para passar por períodos de seca sem prejudicar a imagem do seu negócio”, segundo Gilson de Oliveira, sócio dos restaurantes OutBack e presidente do Campinas e Região Convention & Visitor Bureau. Criar uma experiência completa está entre as especialidades do Gilson, que iniciou sua carreira trabalhando com parques temáticos.
Este artigo é uma coletânea das entrevistas realizadas no mês de maio no talkshow de negócios Café Empreendedor, de Thiago La Torre e Vèri Mellillo. Acompanhe novos episódios e informações em cafe.tv.br
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74