Blog Hora do Café

Café Coado

por Sandra Chedid Racy
Publicado em 14 de abril de 2020

Café Coado

As opções para se coar a bebida café só aumentaram ao longo dos anos, em um próximo post pretendo mostrá-las aqui, porém o que tenho percebido durante os cursos, oficinas que ministro é que as pessoas se interessam cada vez  mais pelo café coado no coador de pano, isso mesmo, coador de pano.

Considerada talvez como a forma mais antiga de se coar o café, o coador de pano tem características muito próprias que podem influenciar no sabor da bebida. Vamos a elas:

  • Como qualquer forma de coar o café a água deve ser filtrada ou mineral, de preferência aos 90 graus, ou quando começar a formar bolinhas.
  • Para cada litro de água usar de 5 a 6 colheres de pó, obviamente vai do sabor que você pretende ter, mais forte, ou mais fraco.
  • Quando comprar o coador de pó novo higienize com água, em seguida deixe de molho por no mínimo uma hora em uma solução água e pó de café, isso fará com que o pano já absorva os óleos essenciais que a bebida possui.
  • Depois de usar, lave somente com água corrente e em seguida coloque em um recipiente fechado com água limpa na geladeira, assim manterá a higiêne total do coador
  • Procure usar e trocar por cerca de um mês, no máximo.

Hoje é possível encontrar em lojas de utensílios domésticos coador de vários tamanhos, até mesmo para café de uma única dose, com suporte variados e bem bonitos.

Lembrando que nesta terça-feira, dia 14 de abril, é comemorado o dia Dia Mundial do Café, fica aqui nossa homenagem a bebida mais popular do Brasil e que traz tanto conforto a nós brasileiros.

Aproveite, então, sinta o aroma que nos remete ao campo, que compõe a manhã  com o orvalho, o silêncio do campo, ainda que você esteja em um apartamento, feche os olhos e “escuta o cheiro “, ele vem do café coado no coador de pano. Viva essa experiência!!!!

Foto – crédito: Hugo Silvério

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74