Unicamp na Agenda

Brinquedo: lembrança de infância

por Hélio Costa Júnior
Publicado em 25 de abril de 2013

Eu já falei aqui do espetacular trabalho do grupo Palavra Cantada, mas desta vez me atento a duas músicas que me fizeram chorar, viajar no tempo e recuperar lembranças: Antigamente e Tente entender, do CD “Canções Curiosas”. As composições soam como a versão musical do filme Toy Story.

As duas canções são complementares e docemente cantadas por duas meninas. Em Antigamente (veja no link), uma boneca ‘lembra’ dos momentos em que era o centro das atenções da garotinha, que não a largava por nada. Ela descreve brincadeiras, muitas das quais eu também não me cansava de fazer. No entanto, a sua dona cresceu e a deixou num canto, cheia de poeira e ela lamenta demais por isso.

Tente entender (veja no link) é a resposta da menina. Explica que cresceu, que trocar as roupas dela não tem mais graça, e que no entanto, nunca vai lhe dar pra alguém, mas será filha da sua filha quando se casar. A letra da música descreve, de forma incrivelmente terna, esses sentimentos que todos nós adultos sentimos um dia por um brinquedo preferido.

E sabe o que eu fiz? Tirei do maleiro do armário o meu boneco predileto, que não dei e nunca vou dar pra ninguém. Ele agora fica mais perto de mim, enfeitando a minha cama de casal!

Não me canso de escutar essas canções. E, ainda bem, nem o Moises! Ele também adora ouvi-las e passou a dar mais atenção aos seus brinquedos!

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74