Se você gosta de praia, boa comida e de apreciar uma paisagem de tirar o fôlego, então precisa conhecer Azenhas do Mar. A pequena aldeia que pertence ao Concelho de Sintra fica a apenas 44Kms de Lisboa. Pela proximidade com a capital lusitana, Azenhas do Mar é um passeio de um dia. Encravada em um penhasco à beira mar , a aldeia tem um jeito meio grego, com casarios brancos salpicando as escarpas.

Restaurante Piscinas
Para caminhar por Azenhas do Mar é preciso ter fôlego. Enquanto as casas e hospedagens ficam na parte alta da vila, os restaurantes e a praia ficam na base, então este sobe e desce é para quem está em dia com os exercícios físicos. O dia em Azenhas do Mar pode começar na pequena praia. Espremida entre duas gigantescas formações rochosas suas águas são agitadas. Para quem prefere mais uma calmaria e ficar sossegado quando leva crianças é a piscina natural que toma parte do lado direito da praia. Durante a maré alta as águas invadem a piscina reciclando a água. Na maré baixa as águas rasas e quentinhas são um convite para entrar e relaxar. Uma dica importante para quem está na praia é manter-se distante da parede rochosa Um aviso que muitas pessoas ignoram alerta para o risco de queda de pedras. Então, principalmente para a sua segurança e de sua família, escolha um lugar seguro e aproveite o dia sem preocupações.
Na hora do almoço não conte com muitas opções de restaurantes e prepare o bolso porque os preços são um tanto quanto salgados, mas vale a pena, principalmente pela vista. Se você gosta de peixes e frutos do mar, terá um banquete, uma vez que os cardápios têm muitas opções. Mas há também saladas e refeições mais leves. Já as carnes não há grande variedade, mas ainda assim encontra-se algo. Já a carta de bebidas é vasta, desde uma cervejinha aos vinhos. Neste quesito não vão faltar opções.

Mirante de Azenhas do Mar
No fim da tarde o evento do dia é subir ao mirante para ver a bela aldeia iluminada pelo sol, uma vista que é mesmo deslumbrante e que se tornou a imagem oficial de Azenhas do Mar para o mundo. Na outra ponta do mirante é possível ver outras formações rochosas e lá em baixo o mar batendo suas ondas contra as rochas. Para quem não está com o fôlego, o mirante conta com acesso para automóveis e um estacionamento gratuito. E também pode-se sentar e degustar e comer algo no café de frente para o mar.
Um passeio imperdível.
Sobre Eduardo Gregori

Eduardo Gregori
Travel Journalist / Publisher Blog Eu Por Aí
Contato: info@euporai.pt
![]()
![]()
Leia o Blog Eu Por Aí
Assista ao Programa Eu Por Aí no YouTube
Assista ao Programa Tutu com Bacalhau no YouTube
Redes Sociais
Curta a página do Eu Por Aí no Facebook
Fale comigo pelo Twitter
Curta o perfil do Eu Por Aí no Tumblr
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74