Blog do Vinho

Antes que eu me esqueça, hoje é Dia Mundial do Malbec

por Suzamara Santos
Publicado em 17 de abril de 2017

Estava tão pilhada fazendo a minha Declaração de Imposto de Renda (já entregou a sua?) que já ia deixando passar o Malbec World Day (Dia do Mundial do Malbec). É hoje. A efeméride tem aroma de marketing, sim. E daí, não pode? Acho até que está na hora de lançarmos o Dia Mundial do Espumante Brasileiro, o Dia Mundial da Tannat Uruguaio, o Dia Mundial da Carménère Chileno (embora eu aprecie mais o Cabernet Sauvignon de lá)… Ora, no mundo do vinho é comum os países darem visibilidade à sua uva melhor aclimatada ou a que represente mais fielmente o seu estilo de produção. Se isso servir para estimular o consumo e manter as vinícolas saudáveis financeiramente, melhor.

No caso do Dia do Malbec (uva/vinho que inspira e dá nome também a um perfume masculino de uma marca famosa no Brasil), a data foi inventada pela Wines of Argentina, entidade que se dedica a difundir o produto argentino por aí afora. E a estratégia, ao que parece, tem funcionado muito bem. Desde que a data passou a ser celebrada, o Malbec tem experimentado expressivo crescimento mundo afora, o que coloca a Argentina no topo dos países especializados neste varietal. No Brasil, lota as gôndolas.

Como começou essa história? Em 1853, o agrônomo francês Michel Aimé Pouget (1821-1875) desembarcou na argentina trazendo consigo a cepa que hoje celebramos. E, em 17 de abril deste mesmo ano, foi fundada a Escola de Agricultura de Mendoza, que deu importante contribuição ao desenvolvimento do vinho local. A data é lembrada em várias praças internacionais, embora não provoque o mesmo frenesi que o Beaujolais Nouveau, o francês bom de mídia, que tem dia certo para chegar com pompa e circunstância ao mercado (sempre na terceira quinta-feira de novembro).

O vinho Malbec é daqueles tintos escuros, com aromas nítidos de frutas negras em compotas e notas condimentadas aqui e ali. Na boca é encorpado, com aquela pegada gostosa de tanino pedindo proteína… hummm… Alguns são elegantes e complexos, outros são intrépidos e rebeldes. Perfeitos para acompanhar um bom churrasco – que tal a parrilhada argentina? – e outras preparações em grelha. Saúde!

 

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74