Unicamp na Agenda

A Unicamp nos dias 20 e 21 de novembro

por Hélio Costa Júnior
Publicado em 19 de novembro de 2013

Vreri organiza 7ª turnê de universidades alemãs

A Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) organiza a 7ª turnê de universidades alemãs, na qual serão fornecidas orientações, informações e esclarecimento de dúvidas acerca das universidades e de seus programas de intercâmbio, principalmente o Ciência sem Fronteiras. Será no dia 21 de novembro, das 11 às 16 horas, no saguão e no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Mais informações: 19-3521-7145.

Uso de drogas lícitas e ilícitas na adolescência

Tema será debatido por especialistas no  Fórum Permanente de Esporte e Saúde. O evento acontece no dia 21 de novembro, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. O Fórum é organizado pela Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU) e está sob a responsabilidade das professoras Renata Cruz Soares de Azevedo e Lilia Freire Rodrigues de Souza Li. O Fórum será transmitido, ao vivo, pela TV Unicamp. Inscrições, programação e outras informações podem ser obtidas na página eletrônica ou telefone 19-3521-5039.

Sinfônica da Unicamp em duas apresentações

Cinco solistas, um grupo de dança, performance audiovisual e dois concertos. Nos dias 20 e 21, o público terá oportunidade de ouvir grandes intérpretes sob a batuta da regente Cinthia Alireti, nos concertos da Sinfônica da Unicamp, em Campinas, dentro Projeto Performance.

Na quarta-feira (20), no Teatro Castro Mendes, o grupo “Seis+1 Cia de Dança” se apresenta na obra Matizes, de Jônatas Mazolli, os músicos Valter Valentim (contrabaixo) e Valdeci Merquiori (viola) interpretam o concerto de Karl Ditters von Dittersdorf e o irmãos Claudio Micheletti (violino) e André Micheletti (violoncelo), o Concerto Duplo,de Johannes Brahms.

No dia 21 (quinta), na Casa do Lago (Unicamp), o programa será o mesmo, com exceção da obra de Brahms, que será substituída pelo Concerto para violino em ré maior, de Wolfgang A. Mozart , com solo de Paulo Brito.

Os concertos fazem parte do Projeto Performance, lançado pelo Centro de Centro de Integração, Documentação e Divulgação Cultural da Unicamp (Ciddic), através de edital, em nível nacional, com o objetivo de disponibilizar a Orquestra Sinfônica da Unicamp para o desenvolvimento de trabalhos de laboratório de pesquisa musical, junto a regentes, compositores e solistas.

Traço braço no compasso

O Grupo das Excaravelhas, formado por ex-alunas do curso de dança da Unicamp, estreia no dia 21 de novembro, às 9 horas, no Terminal Central, em Campinas, o espetáculo Traço Braço no Compasso. O espetáculo foi contemplado este ano pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC).

Até dezembro serão nove apresentações gratuitas. Elas ocorrem em diversas regiões da cidade (praças, feiras e terminais de ônibus).

O objetivo do Excaravelhas é levar a dança contemporânea e contribuir para a formação de público para as artes.

Traço Braço no Compasso é uma intervenção artística urbana com as relações interdependentes de três linguagens artísticas: a Dança Contemporânea, o Grafite e a Música. A criação do espetáculo foi feita em parceria com os artistas Aiuri Ribeiro, grafiteiro independente, e Rex (Adriano Sampaio), criador de atmosferas sonoras da cena.

Excaravelhas – Formado por Juliana Couto, Ló Guimarães e Milena Machado, o grupo transita entre as artes desde 1999 e tem a dança contemporânea como ponto de partida para a criação artística. Sua pesquisa cênica envolve humor e reflexões sobre temas sociais e contemporâneos, criando uma característica própria de diálogo e troca com diversos tipos de público. Na sua trajetória artística conquistou diversos prêmios como Funarte de Dança – Klauss Vianna, Proac Criação de Novos Espetáculos de Dança, entre outros.                   

Músico e ex-pesquisador do IA concorre ao Grammy Latino

Uma homenagem a Tom Jobim rendeu a Rafael Piccolotto de Lima, músico e ex-pesquisador do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, a indicação ao Grammy Latino de 2013, considerado um dos prêmios mais importantes da música mundial. Abertura Jobiniana, faixa que integra o disco Bossa Nova Sinfónico, concorre ao prêmio de melhor composição clássica contemporânea. A composição foi gravada e apresentada pela Orquestra Sinfônica Nacional da Costa Rica sob a regência de Jeremy Fox. O resultado será conhecido no dia 21 de novembro em Las Vegas, Estados Unidos.  Leia mais.

Saberes e práticas na formação inicial de professores de matemática

A Faculdade de Educação (FE) recebe a professora Ana Teresa Oliveira, da Faculdade de Educação da UFRJ. No dia  21 de novembro, às 10 horas, ela profere a palestra “Saberes e práticas na formação Inicial de professores de matemática”. O evento acontece na sala de reuniões do CEMPEM (sala LL03) da FE. Mais informações: 19-3521-5565 ou e-mail eventofe@unicamp.br

Colóquio na FE discute formação de professores de educação infantil

No dia 21 de novembro, às 15 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE) acontece o colóquio “Formação de professores de educação infantil no cenário atual: perspectivas após a aprovação da Lei 12796/2013 e Deliberação CEE/SP 111/2012”. A professora convidada é Marineide de Oliveira Gomes (Unifesp-Guarulhos). Mais informações: telefone 19-3521-5565 ou e-mail eventofe@unicamp.br

Ações afirmativas e cotas na universidade: novas propostas e iniciativas de inclusão

A mesa-redonda “Ações afirmativas e cotas na universidade: novas propostas e iniciativas de inclusão” acontece no auditório II do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), dia 21 de novembro, das 14 às 17 horas. A coordenação é da professora Lucilene Reginaldo (IFCH). O evento contará com os seguintes debatedores: Givânia Maria da Silva, coordenadora geral de regularização dos territórios de Quilombos (INCRA); Ana Flávia Magalhães Pinto (Unicamp) e Gabriel Banaggia, do Museu Nacional do Rio de Janeiro. O encontro é uma iniciativa Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult), da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e do Centro de Integração e Inclusão Cultural (CIS Guanabara). A CAC e o CIS-Guanabara são órgãos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). Mais informações: telefone 19-3521-4179 ou e-mail cac@reitoria.unicamp.br

Jornada de pedagogia social

A primeira jornada sobre pedagogia social em Campinas ocorre em 21 de novembro, das 14 às 22 horas, no CiS-Guanabara. Site do evento: www.cisguanabara.unicamp.br

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74