Em Campinas se faz cerveja artesanal, e das boas. Quem não conhece precisa visitar a Cervejaria Landel, instalada no distrito de Barão Geraldo. Fundada em 2014 por três amigos que até então eram somente apreciadores do nobre líquido [Marcelo Crósta, Samuel Faria e Bruno Cardoso], a Landel produz atualmente cinco estilos, entre eles a Cafetina, uma English Brown Porter sazonal. A versão 2017 da Cafetina acaba de ser lançada. A novidade é o uso do café da variedade Icatu Vermelho na receita.
O café empregado na formulação da cerveja é produzido pela Virgínia Coffee Roasters, que também está localizada em Barão Geraldo. O produto conferiu à Cafetina um equilíbrio superior ao das versões anteriores. Na boca, a bebida apresenta um final seco, mas muito agradável. Os aromas de café, toffe e chocolate também ganharam intensidade. “A Cafetina é complexa nos aromas, pois tem várias nuances que vão do cítrico, passando pelo floral, até chegar aos de torra”, explica Crósta.
Uma vez ao mês, a Cervejaria Landel promove um evento de portas abertas denominado Growler Day, durante o qual os visitantes podem beber as cervejas da marca no local e até levar para casa. Na versão “para viagem”, basta encher o growler, que é um recipiente desenvolvido justamente para garantir a integridade da bebida por alguns dias. O evento também conta com apresentações musicais e com food trucks que servem diferentes pratos da comida de rua. A fábrica fica na Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1.250. Telefone (19) 3395-0702.
Foto: Ronei Thezolin
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74