Desde o início da pandemia de Covid-19 , alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Unicamp tiram dúvidas gratuitamente da população pelo telefone (19) 3521-9130. São 156 alunos que trabalham em grupos de 30 integrantes, diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Para facilitar o acesso, os estudantes criaram também uma página no site da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da universidade, com redirecionamento para o Facebook e o Instagram.
Até sexta-feira, 24 de abril, os alunos já realizaram quase 600 atendimentos. Cerca de 93% das ligações são do Estado de São Paulo e a maioria são mulheres (63,8%) com Ensino Superior completo. Desse total, 65% são de Campinas e 47% apresentam quadros leves de Covid-19.
“Se o caso clínico for grave, orientamos a pessoa a procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação médica. Se os sintomas forem leves, orientamos a ficar em casa em isolamento social por 14 dias”, explica David Cirigussi Rodrigues de Paula, do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.
De acordo com Joana Fróes Bragança Bastos, coordenadora da comissão de graduação do curso de Medicina da FCM, a iniciativa dos estudantes tem como objetivo orientar a população sobre medidas de prevenção e sobre sinais e sintomas de alarme para a procura de serviços de saúde, o que pode possibilitar sobrecarga desnecessária aos serviços de atendimento.
“A atuação dos alunos é supervisionada 100% do tempo por professores de ambas as faculdades. O projeto é coordenado pelas coordenadorias dos cursos em conjunto com a Comissão de Contingenciamento da área da Saúde e de moléstias infecciosas”, salienta Joana Bastos.
Força tarefa da Unicamp
A força-tarefa da Unicamp contra a Covid-19 também ganhou um site próprio para a divulgação de suas ações. No endereço (www.ftcovid19.unicamp.br), estão reunidas as informações sobre a equipe que vem atuando em diversas frentes de atuação no combate ao coronavírus.
Os planos de ação de cada frente e a situação dos trabalhos em andamento podem ser encontradas no site. “Há um destaque para a frente de diagnósticos que, nesse momento, é a frente que vem puxando a força-tarefa por estar atuando diretamente no desenvolvimento de testes para a região”, observa o professor do Instituto de Biologia Marcelo Mori, coordenador da força-tarefa.
Ele também destaca que há uma aba para as doações, ressaltando a necessidade de recursos para o desenvolvimento dos trabalhos, e uma seção com as notícias veiculadas na mídia sobre o força-tarefa.
A força-tarefa da Unicamp foi criada março, diante do cenário de chegada da epidemia do novo coronavírus no Brasil. Ela reúne pesquisadores de diversas áreas com o objetivo de alavancar medidas de combate à Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).
A organização da equipe dá-se através de frentes de trabalho. Atualmente, existem 11 Frentes: Diagnóstico; Pesquisa Básica; Comunicação; Captação de Recursos; Articulação; Ensaios Clínicos; Modelagem e Epidemiologia; Pesquisa e Desenvolvimento; Engenharia Biomédica; Tecnológica e a recém criada Frente de Ações Sociais.
O coordenador da força-tarefa também lembra de alguns dos avanços obtidos no mês de abril:
Fonte: site do governo do Estado
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74