Com obras previstas para serem iniciadas ainda neste mês de junho de 2024, o Núcleo de Oncologia e Saúde (NOS) é o novo empreendimento da Unimed Campinas, que será construído na cidade e vai reunir serviços assistenciais aos pacientes em tratamento clínico de câncer. A previsão é de já entrar em funcionamento em 2025.
O anúncio oficial da criação do NOS ocorre nesta quarta-feira, dia 19 de junho, e o investimento será da ordem de R$ 200 milhões, que serão empregados na edificação da obra e na aquisição dos equipamentos e mobiliários. De acordo com a cooperativa, o recurso está disponível, e a sua estabilidade econômica mantida. O investimento é o maior já feito pela Unimed em 53 anos de história.
O empreendimento terá 17,8 mil metros quadrados, incluindo a área coberta e o estacionamento. O prédio de seis andares será construído em um terreno de 5,6 mil metros quadrados, adquirido pela cooperativa em 2022, nas imediações do Galleria Shopping, com fácil acesso à rodovia D. Pedro I.
Mais sobre o centro especializado
A estrutura assistencial do empreendimento vai absorver toda a demanda de quimioterapia, imunobiológicos, imunoglobulina e outras infusões atualmente realizadas pelo Centro de Quimioterapia Ambulatorial (CQA) e Centro de Infusão de Sumaré (CIS), além de consultas oncológicas e serviços de radioterapia. Integram o empreendimento também um centro de imagens para realização de tomografia, ressonância nuclear magnética, mamografia, ultrassonografia e radiografia, duas unidades cirúrgicas ambulatoriais para procedimentos de pequeno porte e um ambulatório especializado e dedicado a cuidados paliativos.
Anexo à estrutura assistencial e aos serviços de apoio, o NOS vai dispor, por meio de um ambiente integrado, de um centro de especialidades médicas para todos os beneficiários da Unimed Campinas, que contará com unidade ambulatorial composta de 40 consultórios para realização de consultas em outras especialidades. Nessa área, haverá ala especializada e dedicada à infusão de terapias para Reumatologia, Pneumologia, doenças inflamatórias intestinais, Alergologia e doenças neurodegenerativas, e até um espaço especial dedicado à pesquisa clínica de câncer, que poderá atender tanto a Unimed Campinas e demais singulares do sistema Unimed como outros convênios.
“O nosso objetivo com o NOS é oferecer um serviço completo e de excelência, com espaço para agrupar toda a estrutura assistencial em um mesmo local, e que seja capaz de suportar aumentos futuros da demanda de pacientes. Essa unificação tornará o tratamento ainda mais resolutivo, ao mesmo tempo em que nos permitirá fazer a gestão do paciente e seu grupo familiar, sempre atentos no propósito da satisfação e da humanização”, comentou o presidente da Unimed Campinas, Gerson Muraro Laurito.
Estudo recente feito pela Unimed Campinas mostrou que a demanda de pacientes acometidos de câncer aumentou 149% entre 2017 e 2023, em função do crescimento da carteira de beneficiários e do envelhecimento da população. Em igual período, muito em função da inclusão de mais coberturas no rol pela Agência Nacional de Saúde (ANS), novas tecnologias em saúde e medicamentos, os custos dos tratamentos oncológicos evoluíram 299%. Outros estudos realizados pela Unimed do Brasil indicaram, ainda, que os custos ligados à oncologia em unidades de serviços próprios são 43% menores que os praticados pelo mercado, uma vez que permitem melhores negociações pelo volume de insumos e medicamentos, maior centralização e mais balizamento de preços, além de permitirem que protocolos próprios sejam continuamente monitorados e ajustados.
O Núcleo de Oncologia e Saúde da Unimed Campinas será construído na Rua Antônio Pavin, 627, Jardim Conceição, às margens do corredor D. Pedro, em Campinas.
Imagem no alto: layout do Núcleo de Oncologia e Saúde em Campinas
Fonte: assessoria de imprensa
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74