Na semana da Consciência Negra, escolhemos a história da cabeleireira Luciana Lourenço, de Campinas, que começou a empreender no cantinho de casa e hoje, depois de 20 anos dedicados ao empreendedorismo, fatura R$ 1,5 milhão anual. Ela tem uma história muita inspiradora. Tudo começou porque ela não tinha com quem deixar os filhos. Hoje, é dona de um instituto especializado em cabelos crespos e cacheados, criadora de uma linha de produtos de marca própria, desenvolvida para todo tipo de cacho, ou seja, que inclui a maioria das mulheres brasileiras. No Brasil cerca 80% da sua população tem cabelo ondulado , cacheados ou crespo.
Segundo relatório do Sebrae sobre empreendedorismo negro (2019), no Brasil, 9,6 milhões de mulheres estão à frente de um negócio, sendo que as mulheres negras representam metade desse número, ou seja, cerca de 4,7 milhões são mulheres negras. Entre elas está a cabeleireira Luciana Lourenço, que começou atendendo as clientes com apenas uma cadeira e um espelho velho no quartinho de casa e que conta com orgulho sua trajetória. Ela dá uma lição sobre começar com o que tem, fazer do limão, a limonada!
Mãe de duas crianças, sozinha, ela precisava cuidar dos filhos e pediu demissão do salão onde trabalhava para ficar com os pequenos, história de muitas mulheres brasileiras. “Eu precisava colocar comida dentro de casa, então tive a ideia de iniciar num quartinho e começar a atender, e vivia de aluguel”, lembra.
A cabeleireira nem sabia o que era empreender, pensava apenas em ficar com os dois filhos até que eles crescessem um pouco para voltar ao mercado de trabalho. Mas vendo a clientela aumentando, em uma época que eram poucos profissionais que cuidavam de cabelos cacheados e crespos, Luciana alugou uma casa maior e usou a garagem e a sala para o novo espaço. “Eu parei pra pensar porque só tinha salões de grande porte para pessoas de cabelos lisos, sendo que a boa parte da população brasileira tem de cabelos ondulados a crespos. Daí veio a ideia de criar uma linha personalizada para esses tipos de cabelo e um instituto especializado. Foi assim que nasceu o Rara Beleza Cachos”, disse.
Muitas mulheres queriam ‘sair’ da progressiva, mas precisava ser algo que deixasse os cachos soltos, sem aspecto molhado, macios e bonitos”, recorda ela sobre a percepção da tendência. Foram três anos de projeto até chegar a hora de produzir, mas a cabeleireira não tinha dinheiro para investir.
Para ter a linha própria de produtos ela recorreu ao empréstimo de uma amiga para pagar o primeiro lote da linha ‘Milagre’. “Minha amiga tinha saído do emprego e recebido a rescisão e me propôs o empréstimo para que eu pagasse com a venda dos cremes, o que foi feito e com o lucro mandei produzir mais”, relembra como começou.
De lá até hoje não parou mais, dois anos depois, em 2018, nascia a linha “Glória” para um cacho mais leve, menos seco. Em 2019, montou um salão próprio e triplicou a clientela.
Segundo a pesquisa Potência Negra, realizada pela Feira Preta e pelo Instituto Locomotiva Brasil em 2021, que ouviu 2.029 homens e mulheres com mais de 18 anos, sendo 560 empreendedores, em todo o Brasil. 64% dos entrevistados apontaram a dificuldade de dinheiro como o principal desafio para tirar os sonhos do papel, seis em cada dez empreendedores contam com apoio financeiro de familiares ou de pessoas próximas para concretizar projetos.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Google BrandLab em 2017, pela primeira vez no país a busca por cabelos cacheados no Google foi maior do que cabelos lisos. Os dados mostraram um crescimento de 232% por cabelos cacheados e um aumento de 309% por cabelos afro. Uma em cada três mulheres foi vítima de preconceito relacionado ao cabelo, e quatro em cada 10 disseram já ter sentido vergonha dos cabelos cacheados.
De olho nesse segmento e para aumentar a autoestima de muitas mulheres, a empresária Luciana Lourenço ensina a ficar bem com o seu cacho. Foi assim que criou as próprias fórmulas para garantir a qualidade e os resultados, uma inovação no mercado da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A primeira linha de tratamento Milagre nasceu após três anos de estudos e testes, foi lançada em 2016 e é composta por shampoo condicionante, máscara hidratante e leave-in. Ideal para um cabelo mais crespo e seco, foi desenvolvida especialmente p ara devolver o brilho e a maciez dos cachos.
De lá para cá, são novidades e mais novidades. Motivada pelos sonhos, ela ousa novamente e acaba de lançar novos produtos. O Blend de Óleos “Aleluia” – com óleo de Jojoba e óleo de Argan e o spray de brilho “Shalom” para cabelo e corpo – com óleo de Rosa Mosqueta. Um sonho de infância com intuito de manter o perfume e o brilho dos fios. “A gente passava por situação constrangedora na escola, tínhamos que usar óleos minerais e outros produtos alternativos que pesavam no cabelo e deixavam um cheiro desagradável, sem brilho e maciez”, disse a empresária.
O salão atende mulheres, homens e crianças que querem tratamento para os fios naturais. Com uma equipe de 14 colaboradoras, realiza cerca de 800 atendimentos por mês.
Salão Rara Beleza Cachos
Local: Rua Oliveira Cardoso, 177, Jardim Chapadão (próximo ao Balão do Castelo)
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 18h30; sábados, das 8h30 às 18h30
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74