Por Yuri Busin
Assim como a energia física, a energia mental também é limitada.
Nossos cérebros estão constantemente trabalhando em muitos níveis diferentes. E cada vez que exercitamos nossa mente, estamos consumindo parte dessa energia mental.
Felizmente, existe uma série de dicas e truques que podem ajudar você a economizar energia mental. Veja algumas delas abaixo.
1. Tenha uma boa noite de sono
A primeira dica é também a mais importante. Dormir é a melhor maneira para recarregar o seu cérebro.
Uma boa noite de sono gera energia para maximizar as suas habilidades, estando mais ativo para a resolução de problemas e melhorar a memória durante o dia.
2. Faça uma tarefa por vez
Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo. Além de gastar a sua energia mental, a prática acaba dividindo o seu foco entre as tarefas, o que pode levar você a cometer erros ou comprometer a qualidade do trabalho.
Ao fazer uma coisa de cada vez, você não apenas será mais produtivo, mas também economiza a energia consumida.
3. Faça a tarefa mais difícil primeiro
Sabe aquela tarefa importante, que vai ser mais difícil para concluir e que, por isso, terá maior probabilidade de procrastinação? Então, comece o seu dia por ela.
Aproveite a energia do começo da rotina de trabalho para concluir a tarefa mais difícil, deixando as outras mais fáceis para quando a sua energia mental estiver mais próxima do fim.
4. Crie novos hábitos
As rotinas são essenciais para ser produtivo e fazer mais coisas durante o dia, mas também para conservar energia e maximizá-la.
Uma vez que repetimos a mesma tarefa o suficiente para interiorizá-la, o nosso cérebro se acostuma com ela e, com isso, uma quantidade mínima de energia é necessária para realizá-la.
5. Faça pausas
Durante a rotina frenética do dia, as pessoas acabam esquecendo de fazer pausas.
Um intervalo de 5 minutos a cada 1 hora de trabalho para levantar, tomar uma água e respirar um pouco já é o suficiente para recarregar a sua energia.
6. Faça exercícios físicos
A prática do exercício tem o poder de limpar a sua mente, tirando as preocupações da vida e aumentando as suas reservas de energia.
Além disso, muito além da saúde física, o exercício também libera uma série de substâncias, como a endorfina, que promove o bem-estar.
7. Peça ajuda
Não queira ser o “Superman” e salvar o mundo sozinho. Se está tendo dificuldades com determinadas tarefas, peça ajuda para algum colega de trabalho.
Já fora do ambiente de trabalho, experimente delegar algumas de suas tarefas para outras pessoas que vivem com você.
8. Medite
Muitas pessoas consideram a meditação como uma ótima maneira de aumentar a energia mental. Uma definição básica de meditação é simplesmente estar consciente da mente e da respiração.
Enquanto medita, o objetivo é não pensar no futuro ou no passado, mas estar presente apenas no agora. Pense na meditação como um momento para deixar seus pensamentos fluírem livremente e tomar conhecimento de suas emoções, pensamentos e corpo.
Dessa forma, usando sua energia mental diária com sabedoria, você será mais eficiente. E fazer as coisas certas em menos tempo resultará em mais tempo livre e um equilíbrio entre vida pessoal e profissional mais satisfatório.
Foto: Benjamin Davies on Unsplash/banco de imagens
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74