Bem-estar

UPAs de Campinas começam a receber reforço nas equipes de saúde

10 de janeiro de 2022

A partir desta segunda-feira, 10 de janeiro, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, em Campinas, receberão reforço de profissionais de saúde nesse momento em que estão sobrecarregadas pelo excesso de demanda de pacientes com sintomas gripais.

A Associação Beneficente Cisne, contratada pela Rede para o desenvolvimento da área de ensino e de assistência médica na UPA Campo Grande, começará a atuar na unidade. Na primeira semana, alocará profissionais de saúde para compor as escalas de trabalho junto a atual equipe e dia 17 assumirá integralmente a oferta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social. Com isso, a atual equipe, cedida pelo município, será transferida para outras unidades.

Também nesta segunda-feira, por meio de um convênio na área de ensino entre a Rede Mário Gatti e a Faculdade São Leopoldo Mandic, as UPAs Carlos Lourenço, São José e Campo Grande passarão a contar com alunos e preceptores do curso de Medicina.

Segundo o diretor de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, Steno Pieri, os preceptores e alunos atenderão pacientes que chegarem às unidades que não tenham suspeita de Covid-19. “É um reforço importante nesse momento em que as unidades estão com excesso de demanda”, afirmou.

Na Carlos Lourenço serão um preceptor na área de clínica médica e quatro alunos, além de preceptor e alunos que já estão atuando na unidade desde o final de dezembro, em urgências e emergências em psiquiatria, no atendimento de surtos ou transtornos psiquiátricos levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na UPA Campo Grande serão dois preceptores, sendo um em clínica médica e outro em pediatria, com quatro alunos em cada especialidade. Na UPA São José serão um preceptor em pediatria e quatro alunos. Na Anchieta/Metropolitana, por meio de convênio com a Unicamp, são um preceptor em clínica e um em pediatria, com quatro alunos em cada especialidade.

Contratação de médicos

A Rede Mário Gatti também abre nesta terça-feira, 11 de janeiro, as inscrições para a contratação temporária excepcional de 28 médicos clínicos para atuarem nas UPAs e no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. As inscrições poderão ser feitas até a próxima quinta-feira, 13 de janeiro. O edital para a seleção de clínicos gerais será publicado no endereço eletrônico www.hmmg.sp.gov.br/redemariogatti.

A contratação temporária de médicos integra as medidas de enfrentamento ao surto de síndromes respiratórias que vem gerando sobrecarga assistencial nas portas de atendimento aos usuários do SUS, que procuram a Rede Mário Gatti. Serão contratados 163 profissionais da saúde, sendo 108 técnicos de enfermagem, 28 médicos e 27 enfermeiros.

Os técnicos de enfermagem, aprovados em processo seletivo realizado em novembro, foram contratados na última sexta-feira, dia 7 de janeiro, e a previsão é que comecem a trabalhar dia 17. Nos próximos dias será publicado edital para seleção de enfermeiros.

O contrato será por seis meses, prorrogável por mais seis meses, se necessário. Serão selecionados 18 médicos para as UPAS e 10 para o Hospital Mário Dr. Gatti.

Fonte: secretaria de Comunicação da Prefeitura de Campinas
Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas (divulgação)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74