Em live nas redes sociais nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, em que foi anunciado um novo decreto municipal com as regras de flexibilização da Retomada Segura a partir desta terça-feira, dia 17, as autoridades de saúde de Campinas afirmaram que a variante Delta já está circulando na cidade.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Andrea von Zuben, há casos identificados em Itapira, Valinhos e Mogi Guaçu, com paciente internado em Campinas.
A diretora explicou que a variante tem maior transmissibilidade e com sintomas que são muito parecidos como uma gripe comum, como dor de cabeça, mal estar e coriza, o que faz com que as pessoas acreditem que possa ser um resfriado e circulem, mas há a possibilidade de ser Covid-19.
“O novo decreto vai trazer novas flexibilizações, mas com risco da variante Delta, a responsabilidade individual é cada vez maior, todos têm que se cuidar”, ressaltou.
O secretário de saúde, Lair Zambon, também reforçou a necessidade de se evitar exposição a qualquer sintoma e continuar mantendo os cuidados. “Seguramente a Delta está entre nós. Ela é mais contagiosa e é importante que se tenha bom senso neste momento para não se contaminar e contaminar os outros. A máscara é fundamental. A máscara será divisora de águas neste momento no sentido de evitar novo pico pela variante Delta. É importante uso do bom senso neste momento”, afirmou.
O prefeito Dário Saadi também destacou a importância das medidas de prevenção. “É importante que a gente mantenha o alerta. Estamos avançando na vacinação, mas é importante que a população mantenha os cuidados básicos. Nesta fase que acreditamos que seja de controle da pandemia é preciso continuar tendo a colaboração da população”, comentou.
Índices
Os índices da pandemia em Campinas estão em queda. Segundo a diretora do Devisa, Andrea von Zuben, houve redução na ocupação de leitos, que está em 71% nesta segunda-feira (16), com mais de 40 livres no SUS.
Nesta segunda-feira, dia 16, há 314 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular de saúde.
Deste total, 224 estão ocupados, o que corresponde a 71,34%. Há 90 leitos livres nas redes municipal, estadual e privada.
Não há pacientes à espera por leitos Covid-19. No total, há 263 pacientes internados em enfermaria Covid e 224 em UTI Covid.
São 136 leitos exclusivos no SUS Municipal, dos quais 94 estão ocupados, o que equivale a 69,12%. Há 42 leitos livres.
No SUS Estadual são 45 leitos, dos quais 32 estão ocupados, o que equivale a 71,11%. Há 13 leitos livres.
E na rede particular são 133 leitos, dos quais 98 estão ocupados, o que equivale a 73,68%. Há 35 leitos livres.
Nesta segunda-feira (16), mais 575 casos e 28 óbitos foram confirmados. Com essa atualização, a cidade totaliza 131.974 casos e 4.223 mortes.
No balanço da vacinação, já foram aplicadas 1.099.246 doses, sendo 764.431 na primeira (o que representa quase 80% da população) e 307.835 na segunda dose (34%), além de 26.980 doses únicas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74