Os conteúdos de maquiagem ainda estão entre os preferidos na internet. A cada novo produto, uma nova técnica, uma nova influencer… É uma tendência que realmente promete ser duradoura no meio digital. Então, se você trabalha com maquiagem ou gosta muito de se maquiar, por que não compartilhar o seu talento? Você vai precisar de coisas que já tem: maquiagem, criatividade, um editor de vídeos on-line que se adeque ao dispositivo móvel bastante simples de usar e criatividade.
Abaixo listamos algumas dicas que podem facilitar o seu processo de gravação e edição de tutoriais. Vamos começar? Quem sabe as suas técnicas não se tornam virais?
Escolha a maquiagem que usa no dia a dia
O ideal para começar é gravar uma maquiagem que você usa com frequência, no dia a dia, pois até as produções mais básicas certamente têm truques que são seus, mas que podem ser úteis para outras pessoas. A ideia de começar com maquiagens que você mais usa é que já existe uma segurança ideal para o pontapé inicial. Conforme a confiança aflora, fica cada vez mais tranquilo sair da zona de conforto e provar outras possibilidades. No dia da gravação, esteja com os materiais à mão e organizados.
Mantenha o foco
Seja objetiva! Porém, animada. Principalmente em tutoriais com duração aproximada de 1 minuto para o Instagram, é importante pensar nas etapas e saber exatamente o que pretende passar no vídeo. Para evitar que o vídeo fique gigante, separe o conteúdo em pele, olhos e batom em vídeos diferentes, ou opte pelos tutoriais em modelo de challenges, que são embalados por música e coreografia junto ao passo a passo da maquiagem. Mesmo focada, escolha um dia em que seu humor e autoestima estejam ok. A desenvoltura e a simpatia são itens interessantes na composição do tutorial.
Capriche na edição
Tanto no Tik Tok quanto no Instagram têm possibilidade de edição e corte nos próprios aplicativos, mas se você pretende fazer vídeos mais atrativos, o ideal é optar por editor de vídeo externo e que ofereça mais funcionalidades, mesmo para edição simples, pois você tem mais controle de como conduzir o vídeo. Geralmente, as ferramentas de edição mais usadas são as de corte e transição entre um clipe e outro.
O material que vai pra edição precisa ter um qualidade de imagem e som. Mesmo que não tenha uma câmera profissional, escolha ambientes iluminados e garanta que a imagem esteja captando as cores reais de sua make. Vale lembrar de escolher um local agradável, e com o espelho próximo a você.
Compartilhe seu vídeo
Uma vez perguntaram à atriz Fernanda Montenegro quando ela parou de ficar nervosa ao subir no palco. A resposta dela foi “até hoje sinto frio na barriga”. Ou seja, é extremamente normal ter receio de publicar o seu conteúdo, principalmente no início. Não é preciso ter milhões de seguidores nas redes sociais para divulgar o seu vídeo. Mesmo que não se torne viral, o primeiro passo é o mais importante. Caso o seu desejo seja manter uma rotina de postagens, a insegurança vai fazer parte, mas o resultado é gratificante.
Foto: Laura Chouette/Unsplash (banco de imagens)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74