Foi inaugurada nesta segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Sala Lilás, um espaço para acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica, que faz parte do programa Guada Amigo da Mulher (GAMA), de Campinas.
O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Base do Centro da Guarda Municipal, na Avenida Moraes Salles, próximo ao Terminal Central. São 28 guardas municipais preparadas para o atendimento.
De acordo com a Prefeitura, a Sala Lilás foi projetada para ser um local amigável, onde a mulher, que já está fragilizada, possa ser acolhida e receber apoio. No local, também foi montada uma brinquedoteca para as crianças enquanto as mães são atendidas.
As mulheres em situação de violência doméstica podem procurar o serviço quando forem fazer adesão ao Gama ou sempre que precisarem de ajuda da equipe do programa.
“É um espaço no qual a Guarda Municipal de Campinas vai exercer também a sua função social”, esclareceu o secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi.
Programa Guarda Amigo da Mulher
Atualmente, o GAMA acompanha 164 mulheres que possuem medida protetiva da Justiça contra companheiros violentos.
Para essas mulheres atendidas, os guardas municipais do GAMA fazem visitas regulares para monitorar os casos e atendem situações em que o infrator descumpre a medida protetiva e se aproxima da vítima. Quando há flagrante, o agressor é levado novamente para a Justiça.
Em 2021, a equipe do GAMA já fez 333 visitas às famílias atendidas. Três homens foram detidos após descumprimento das medidas protetivas.
O Guarda Amigo da Mulher (GAMA) foi criado em 2016, com base na Lei Maria da Penha. O objetivo do programa é acompanhar os casos de violência doméstica em que a vítima possui medida protetiva. A inclusão no programa é voluntária. Após o ingresso, a GM passa a monitorar a situação para garantir que o agressor fique afastado e não volte a agredir a mulher e a família.
O telefone da Guarda Municipal de Campinas é o 153.
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas.
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74