Para conter a escalada da pandemia na cidade de São Paulo e evitar o colapso das redes pública e privada de saúde, o prefeito da capital, Bruno Covas, anunciou na quinta-feira, 18 de março, a antecipação de cinco feriados municipais – dois de 2021 e três de 2022 – a partir de sexta-feira (26/03) e serão encerrados no domingo (04/04), incluindo dois fins de semana, inclusive a sexta-feira Santa e Páscoa. No total, serão 10 dias consecutivos.
Além disso, Covas determinou a alteração do rodízio de carros para intensificar o toque de recolher, entre outras medidas.
“Não há ação isolada do poder público que tenha o efeito desejado sem a participação da população. Isso serve para a antecipação de feriado, lockdown ou qualquer medida feita pela Prefeitura ou Governo do Estado. Mais importante do que qualquer medida é a conscientização da população. Não dá mais para termos um jovem de 22 anos – que em 48 horas – vem a óbito porque não consegue ser atendido em um leito de UTI aqui na cidade de São Paulo. Esta é uma responsabilidade compartilhada”, disse o prefeito.
A antecipação dos feriados segue como aconteceu em 2020.
Os feriados que serão antecipados para o período de 26/03 a 01/04 são:
Corpus Christi – 3 de junho de 2021
Consciência Negra – 20 de novembro de 2021
Aniversário da cidade – 25 de janeiro de 2022
Corpus Christi – 16 de junho de 2022
Consciência Negra – 20 de novembro de 2022
Alteração do rodízio na capital
O prefeito Bruno Covas também anunciou que a partir da próxima segunda-feira, 22 de março, o horário do rodízio para veículos na cidade será alterado, liberando a opção do carro na parte da manhã (das 7h às 10h) e da tarde (17h às 20h), de acordo com o final da placa de cada veículo. Com isso, o rodízio passará a valer de acordo com o toque restrição, das 20h às 5h.
Covas disse que está somando esforço com o governo do estado para evitar a circulação de pessoas no período noturno e, assim, espera que as pessoas, mais do que receio de qualquer fiscalização, entendam que esse é o momento de uma ação coletiva contra o coronavírus.
Fonte: site da Prefeitura da cidade de São Paulo
Foto: Ferran Feixas/Unsplash (banco de imagens)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74