“Estamos vivendo um momento crítico da pandemia. Mesmo com ampliação de leitos, precisamos da colaboração de todas as pessoas. A maioria tem cuidado, usa máscara e não faz aglomeração. Mas, lamentavelmente, uma pequena parcela descumpre as normas, vai a festas clandestinas, onde é o maior risco de contágio. De três pessoas internadas, graves, com Covid, duas morrem. O vírus está cada vez mais transmissível e cada vez mais grave”, disse o prefeito Dário Saadi durante a divulgação dos dados em live nas redes sociais nesta terça-feira (16).
O prefeito também anunciou medidas mais restritivas com o toque de recolher das 20h às 5h. Saadi ainda propôs lockdown regional em reunião com prefeitos da RMC nesta terça (16), medida que ainda é avaliada esta semana.
De acordo com o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, foram abertos 10 leitos de UTI no hospital Mário Gatti na segunda-feira (15), mais 10 serão abertos nesta quarta-feira (17) e outros 10 na sexta (19), completando 30 leitos no 1º andar do hospital. Nesta terça (16) foram abertos mais 10 de enfermaria no hospital Ouro Verde, e estão programados mais 18 na sexta-feira, totalizando 28. Depois disso, mais cinco de UTI estão previstos na semana que vem no Hospital Metropolitano, além do Hospital de Campinas que está em processo de reativação na sede dos Patrulheiros, com 36 leitos.
“A partir daí, teremos dificuldade em espaço, contratação de RH e equipamento para montagem de leitos. Em reunião com a rede particular de saúde na segunda-feira (15), ficou claro a dificuldade que também estão tendo em RH e equipamentos. Então, a população tem que nos ajudar, porque fisicamente está acabando as opções de ampliação. Isso dá uma sobrecarga violenta em todo o sistema, é isso que tem que ficar bem claro”, argumentou.
De acordo com o prefeito, ainda há uma fila de espera por internação na cidade, em UTI e enfermaria, de cerca de 100 pessoas, que estão sendo atendidas em leitos de retaguarda.
Novos números
A cidade tem mais 23 mortes confirmadas, de acordo com novo boletim divulgado também nesta terça-feira (16), totalizando 2.041 mortes pela Covid-19 na cidade.
Entre as vítimas, 15 eram homens e oito eram mulheres. Dezenove vítimas tinham comorbidades e quatro não apresentavam doenças preexistentes. Com relação à faixa etária, 18 vítimas tinham mais que 60 anos e cinco tinham menos.
Também foram confirmados mais 483 casos em relação ao balanço de segunda-feira (15), e a cidade conta agora com 75.198 pessoas infectadas pelo coronavírus.
Do total de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19, 102.709 pessoas já receberam a primeira dose, cerca de 9% da população. A segunda dose foi aplicada em 39.633 pessoas.
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74