#FiqueemCasa

Centro de Contingência Covid-19 do estado avalia prorrogação da fase emergencial do Plano SP

24 de março de 2021

O coordenador do Centro de Contingência Covid-19 do estado de São Paulo, Paulo Menezes, informou em coletiva no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira (24), que os dados da pandemia ainda estão sendo analisados para uma avaliação sobre possível prorrogação da fase emergencial do Plano São Paulo, que inicialmente está em vigor até terça-feira, dia 30 de março.

Segundo ele, em reunião na terça-feira (23), o comitê avaliou a situação a partir de dados até segunda-feira (22), em que poderia ser necessária a extensão da fase emergencial, mas explicou que os números mudam e a avaliação pode mudar também. “São avaliações dinâmicas. Continuamos avaliando os números e ao longo dos próximos dias estaremos em conversa constante com o governador para que ele possa tomar a melhor decisão no momento oportuno”, disse.

Na terça-feira (23), o estado registrou um novo recorde de mortes por Covid-19, sendo 1.021 óbitos registrados em 24h. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, o número de casos é acima da média, que deve ser considerado, e podendo estar relacionado a eventuais casos que não tinham sido colocados no sistema.

Ele explicou ainda que nesta quarta (24) houve uma mudança no sistema de registro pelo Ministério da Saúde, que fez alterações no aporte de dados, com incremento de registros como CPF, cartão SUS, o que burocratizou o sistema de informação para os municípios. “Burocratizar sem avisar fez com que nós não tivéssemos aportado por grande parte dos municípios do país o número real de óbitos”, disse. Segundo ele, houve queda no número de óbitos em relação a terça (23), de 24,3%, ou seja 281 casos, o que chamou atenção, e pode ser menor do que os números reais.

No total, são 12.442 pacientes estão internados em UTI nesta quarta (24). Na terça (23) eram 12.317. Ainda de acordo com o secretário, o número é menor de aporte de pacientes da última semana, que girava em torno de 300, o que pode indicar um sinal de resultado de adoção de medidas restritivas nas fases vermelha e emergencial.

Os casos, internações e óbitos registraram aumento considerando a 10ª semana epidemiológica para a 11ª (semana passada), sendo 17,7% em número de casos em relação à semana anterior, 18,8% de internações e 35,4% de óbitos.

O índice de isolamento no estado ficou em 43% nesta segunda (22) e 45% na terça-feira (23). O secretário explicou que 1% em relação à terça-feira passada (16), quando ficou em 44%, mas significa diminuição de 3 milhões de pessoas nas ruas. “Queremos mais. Nosso objetivo é em torno de 4 milhões, mas chegamos a diminuir 3 milhões de pessoas circulando no estado”, disse.

Vacinação

Na coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria anunciou o início da vacinação de profissionais das forças de segurança pública e educação a partir do dia 5 de abril e 12 de abril, respectivamente.

Foto: governo do estado de São Paulo

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74