#FiqueemCasa

Cirurgias eletivas são suspensas nos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde. UPA Carlos Lourenço volta ao atendimento para Covid-19

15 de dezembro de 2020

Os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde vão suspender as cirurgias eletivas a partir desta terça-feira, 15 de dezembro, em virtude do aumento do número de casos de síndromes gripais, de acordo com a Prefeitura de Campinas. O objetivo da medida, ainda segundo a Prefeitura,  é permitir que os profissionais de saúde fiquem voltados para este atendimento específico.

No Mário Gatti, serão mantidas apenas as cirurgias de urgência e as oncológicas. A unidade havia retomado as cirurgias eletivas no início de novembro, com prioridade para aquelas agendadas antes da pandemia. Até a última sexta-feira, 11 de dezembro, o hospital havia realizado uma média de 650 procedimentos por mês (as eletivas representam 70% do total).

Já o ambulatório do hospital fará os atendimentos que estão agendados até a sexta-feira, dia 18. Depois, serão atendidos apenas os casos pós-cirúrgicos. Antes da pandemia, o ambulatório realizava, em média, cinco mil consultas mensais.

No Hospital Ouro Verde, as cirurgias de urgência e as de catarata serão mantidas. A média mensal de cirurgias na unidade também é de 650, sendo que as eletivas correspondem a 75% das ações. O ambulatório do Ouro Verde permanecerá funcionando, mas com a capacidade de atendimento reduzida em 70% e mantendo os atendimentos pós-cirúrgicos. Antes da pandemia, o ambulatório do Ouro Verde realizava, em média, cerca de quatro mil atendimentos por mês.

UPA Carlos Lourenço volta ao atendimento exclusivo para Covid-19

Já a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Carlos Lourenço voltará a ser exclusiva para o atendimento de pacientes com Covid-19 a partir deste fim de semana, 19 de dezembro. Na avaliação da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, responsável pela gestão da unidade, neste período de intensificação da pandemia há uma necessidade maior de leitos de menor complexidade, por isso novamente a conversão. A UPA já funcionou como unidade de internação para Covid entre os dias 18 de junho e 30 de agosto. Na ocasião, pelo menos 240 pacientes foram atendidos no local.

A UPA terá disponível 28 leitos para pacientes com Covid-19. Deste total, 25 serão destinados à retaguarda clínica e três leitos serão de suporte ventilatório para estabilização antes de transferência para a UTI.

Os leitos serão 100% regulados e os pacientes só serão admitidos depois de avaliados em outro local e encaminhados pela Central de Regulação, ou seja, os pacientes não podem ir espontaneamente.

A unidade ficará fechada por 12 horas antes de receber os pacientes com Covid-19 para que sejam feitas todas as adequações necessárias.

Os pacientes que estiverem na unidade até a migração serão encaminhados para outras unidades. A UPA realiza uma média de 400 atendimentos por dia.

A UPA Carlos Lourenço foi escolhida por ser uma unidade nova, bem equipada e por estar situada na Região Sul, onde já existem outras unidades de urgência e emergência. Os pacientes que precisarem de pronto atendimento, podem procurar o PA São José ou o PS do Hospital Mário Gatti.

Novos números

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou os dados da pandemia na cidade nesta terça-feira, dia 15 de dezembro. Mais cinco mortes foram registradas, totalizando 1.416 óbitos pela Covid-19 em Campinas. Outras 13 mortes estão sendo investigadas (três a mais que na segunda-feira, dia 14 de dezembro).

As cinco novas vítimas eram três mulheres e dois homens; quatro tinham comorbidades e uma não tinha, sendo um homem de 82 anos. Todas tinham mais de 60 anos de idade. As mortes ocorreram entre 8 e 14 de dezembro.

O município tem agora 46.281 casos confirmados da doença (157 a mais do que no boletim de segunda-feira, dia 14), 462 em investigação (mesmo número e 119.931 casos descartados (255 a mais).

O número de pessoas recuperadas chegou a 44.604 (129 a mais que na última divulgação), 175 pessoas estão internadas com Covid-19 (sete a mais) e 83 estão em isolamento domiciliar (16 a mais).

Todas as informações sobre o novo coronavírus ou a Covid-19 podem ser acessadas no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br.

Veja ainda:
Decreto municipal mantém 2h de tolerância para funcionamento de bares e restaurantes de Campinas

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas
Foto – crédito: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74