Mais duas mortes em decorrência da Covid-19 foram confirmadas em Campinas. O novo balanço da pandemia na cidade foi divulgado pelo prefeito Jonas Donizette durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta segunda-feira, dia 10 de agosto.
Agora são 809 óbitos no município (duas a mais em relação ao domingo, dia 9). As novas vítimas fatais são de duas mulheres, ambas na faixa etária acima dos 70 anos.
O município tem agora 21.345 casos confirmados da doença, 731 em investigação, 35.567 casos descartados. Também estão sendo investigadas 20 mortes.
Do total de casos confirmados, 19.035 pessoas já se recuperaram, 390 estão internadas e 1.111 encontram-se em isolamento domiciliar.
Sobre a entrada de Campinas na fase amarela do Plano São Paulo no último fim de semana, o prefeito disse que já esperava ter uma movimentação acima do normal, mas que não é adequado. “As pessoas precisam mudar seus hábitos. No sábado, o comércio abriu até 15h, mas a concentração maior foi das 10h até 12h. É um hábito das pessoas. Isso precisa mudar. As pessoas precisam procurar horários que não estejam tão congestionados. Não é mais um passeio, não precisa ir toda a família, as pessoas precisam se ajustar”, disse.
O prefeito ainda reforçou a necessidade dos cuidados na pandemia. “Com a flexibilização, precisa da colaboração de todos, o uso da máscara, o distanciamento. A Covid ainda não acabou, ainda não se tem a vacina. Fazemos um apelo à população para que nos ajude”, reforçou.
Jonas informou ainda que a fiscalização já está sendo reforçada e uma ação envolvendo vários departamentos da Prefeitura e Guarda Municipal que começou às 11h30 desta segunda-feira (10) percorreu 25 estabelecimentos até o início da tarde, e um restaurante já havia sido multado por não manter o distanciamento recomendado. Os demais foram orientados sobre as medidas obrigatórias.
Segundo o prefeito, a fiscalização deverá ser diária. “A gente sabe o quanto custou para chegar na fase amarela e o quanto pode ser ruim se houver uma atitude de retrocesso. Ruim, mas não impossível, vai depender do comportamento de cada um”, comentou.
Ainda durante a transmissão ao vivo, foi anunciada uma verba de R$ 1.342 milhão do Ministério da Saúde que Campinas recebeu para ser usada na prevenção da Covid-19 para a área da educação. Os recursos vão custear materiais para as escolas da rede pública de ensino, municipal e estadual. Serão contempladas as escolas de Educação Infantil, os Ensinos Fundamental e Médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Ocupação de leitos
Campinas conta nesta segunda-feira, dia 10, com 407 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública e particular. Deste total, 318 estão ocupados, o que corresponde a 78,13%. Há 89 leitos livres somando as redes pública e particular.
Os leitos estão divididos da seguinte forma:
-SUS Municipal: 151 leitos, dos quais 128 estão ocupados, o que equivale a 84,77%. Há 23 leitos livres. Nesta segunda-feira, 4 leitos do Hospital Mário Gatti continuam bloqueados para regulação por conta da necessidade de isolamento de pacientes.
-SUS Estadual (AME + HC da Unicamp): 86 leitos, dos quais 81 estão ocupados, o que corresponde a 94,19%. Há 5 leitos livres. Desde quinta-feira, 6, a Unicamp está operando com 7 leitos a menos.
-Particular: 170 leitos, dos quais 109 estão ocupados, o que equivale a 64,12%. Há 61 leitos livres.
Matéria em edição 16h37
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74