A necessidade de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus despertou muitas mudanças em nossa rotina, entre elas, o cuidado com os cabelos sem sair de casa. Mesmo quem não tinha o costume de visitar o salão de beleza mensalmente, sente falta desse hábito. Afinal, foram mais de quatro meses em quarentena, e durante este período normalmente precisamos cortar pontas quebradiças, retocar raiz ou fazer uma hidratação mais profunda.
Os serviços de beleza já estão liberados nos salões na maior parte do estado de São Paulo, mas os cuidados com a prevenção ainda são indispensáveis. E diante do risco de contaminação, pra muita gente ainda é preciso inovar e arriscar cuidar dos fios sem a ajuda de um profissional. O lado positivo é que a internet está cheia de dicas de como hidratar, nutrir e até reconstruir o cabelo gastando pouco e com produtos que geralmente se tem em casa.
Para começar, é fundamental saber se você não está lavando o seu cabelo da forma errada. Isso mesmo! Apesar de parecer simples, cada tipo de cabelo possui uma rotina de lavagem necessária para mantê-los saudáveis e bonitos.
Além disso, independentemente do tipo de cabelo, é fundamental entender a função real do xampu. Ele deve ser usado apenas na raiz, com o objetivo de eliminar resíduos e a oleosidade, por meio de movimentos leves. Já o condicionador precisa ser aplicado apenas no comprimento dos fios, para manter a hidratação.
Porém, se o seu cabelo é seco precisa intensificar a hidratação com outras receitas e produtos, além das tradicionais máscaras, quem não tem muita paciência para esperar tanto tempo o produto agir, pode adquirir ampolas. Esteticista e consultora do Guia De Bem-Estar Joana Dias destaca que a ampola é uma forma rápida e prática de cuidar dos fios, afinal, a maioria é aplicada no banho e é necessário deixar o produto agir em média cinco minutos. Além disso, a especialista afirma que há uma infinidade de opções no mercado, para diferentes necessidades capilares e todos os bolsos.
O ideal, para manter os fios sempre bonitos e saudáveis, é fazer um cronograma capilar. Com esta prática você determina os dias exatos para nutrir, hidratar e reconstruir os fios. Basicamente, a hidratação e nutrição devem ser feitas uma vez por semana e a reconstrução ao menos uma vez por mês.
Confira dicas caseiras para cada tratamento:
Hidratação: óleo de coco
1º passo: Aplique o óleo nos cabelos “sujos” antes de dormir para que aja nos fios durante a noite;
2º passo: No dia seguinte, lave os cabelos normalmente e finalize como preferir.
Nutrição: gema de ovo e azeite de oliva
1º passo: Misture os ingredientes em um recipiente;
2º passo: Passe a mistura no comprimento dos fios, deixe agir por 20 minutos e lave normalmente.
Reconstrução: gelatina e máscara
1º passo: Deixe o cabelo lavado com xampu e prepare a gelatina;
2º passo: Junte a gelatina com uma máscara reconstrutora e misture;
3º passo: Aplique no cabelo e deixe agir por 20 minutos. Enxágue e finalize com condicionador.
Foto: Element5 Digital/Unsplash (banco de imagens)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74