#FiqueemCasa

“Pit Stop da Prevenção”: rua 13 de Maio, no Centro de Campinas, vai receber barreiras sanitárias

22 de julho de 2020

Atualizado em 27 de julho

No preparo para a retomada das atividades, a rua 13 de Maio, a principal do comércio no Centro de Campinas, recebeu barreiras sanitárias com totens de álcool gel, material de conscientização e abordagem das pessoas para verificar o motivo da circulação no local.

O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette e pela secretária Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Alexandra Caprioli, em transmissão ao vivo nas redes sociais na quarta-feira, 22 de julho.

Os chamados “Pit Stops da Prevenção” foram instalados em três locais: próximo à Catedral Metropolitana; no encontro com a Avenida Senador Saraiva com o Largo Marechal Floriano; e próximo à Estação Cultura. A previsão é que as barreiras já estejam em funcionamento a partir de segunda-feira, dia 27 de julho.

Campinas entra na fase laranja novamente no Plano São Paulo de retomada também a partir de segunda-feira, dia 27, e comércio volta a abrir ao público com restrições. A cidade havia retrocedido à fase 1 – vermelha no dia 6 de julho, mas o comércio já tinha voltado a fechar desde 22 de junho.

A secretária informou que as reuniões continuaram praticamente diárias com as associações do comércio para uma retomada segura e contínua, e que o “Pit Stop” foi uma ideia que surgiu dos encontros, entre outras medidas. Segundo ela, está sendo feito todo o trabalho para que na sexta-feira possa ter a notícia de reabertura.

A instalação dos totens de álcool gel, como os que estão nos terminais de ônibus, deve ser realizada pela prefeitura, e a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) será parceira na reposição do produto.

“Por se tratar de ambiente de rua, é mais difícil o controle, mas a ideia é fazer parecido com o que tem na entrada do shopping, com o controle de acesso. Estamos também providenciando câmeras para fazer contagem, para ter ideia do número de pessoas que estão transitando no miolo central”, afirmou o prefeito.

Também haverá um trabalho de conscientização da população no sentido de orientá-las apenas a irem ao Centro se tiverem realmente alguma função no local. “É preciso pedir consciência para que a população vá ao Centro somente se precisar”, reforçou a secretária.

Sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, o prefeito disse que estava avaliando adotar multa pecuniária para quem desrespeita a lei, conforme determina decreto estadual, uma vez que instituiu na cidade apenas a ação de conscientização chamada “Multa Moral”, já que a população estava pedindo. Nesta sexta-feira, 24 de julho, informou que decidiu por não punir as pessoas com multa financeira, e que o trabalho de conscientização irá continuar.

Foto: prefeitura de Campinas/divulgação

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74