Nos últimos dias, Campinas atingiu a menor taxa de transmissão do novo coronavírus entre moradores da cidade. Agora, a taxa está em 1, ou seja, cada paciente positivado transmite a doença para no máximo uma pessoa. Na última quinzena de maio, a cidade atingiu o maior índice: 1,8, taxa de transmissão para quase duas pessoas.
“Baixando a taxa de transmissão, teremos menos pacientes chegando aos nossos serviços de saúde. Este dado é positivo, porque demonstra que no momento há uma situação de equilíbrio na cidade”, explicou o prefeito Jonas Donizette em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta sexta-feira, dia 31 de julho.
De acordo com as autoridades, a taxa de transmissão é importante para medir a velocidade de transmissão do vírus, projetar cenários para o futuro e definir medidas para tentar frear a disseminação da doença.
O secretário de Saúde, Carmino de Souza, atribuiu a queda da taxa à quarentena e ao isolamento social. “A notícia é positiva, mas vamos ficar mais tranquilos quando estiver abaixo de 1. Não podemos relaxar, a quarentena, o distanciamento social e os cuidados com os mais vulneráveis têm que ser mantidos”, disse.
Para que a taxa não volte a subir, as autoridades reforçam que é preciso a colaboração de todos, ou seja, que as pessoas evitem sair de casa se não for extremamente necessário; e ao sair, façam o uso correto da máscara, lavagem adequada das mãos e mantenham o distanciamento mínimo de 1,5m de outras pessoas.
A cidade registra nesta sexta-feira, 31 de julho, 711 mortes, 18.233 casos confirmados da doença e 15.871 pessoas já recuperadas. Veja novo balanço da pandemia.
Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas
Newsletter:
© 2010-2026 Todos os direitos reservados - por Ideia74