#FiqueemCasa

Uso da máscara em serviços essenciais volta a ser obrigatório em Campinas

4 de maio de 2020

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, informou em mais uma transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta segunda-feira, 4 de maio, que vai determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados em Campinas. O decreto será publicado nesta terça, 5 de maio, no Diário Oficial do Município, e entra em vigor na quinta-feira, dia 7. O uso do equipamento de proteção passa a ser obrigatório também para clientes nos estabelecimentos de serviços essenciais. Já para os espaços públicos (ao ar livre e na rua) o uso de máscaras será recomendado.

A prefeitura já havia publicado um decreto com a obrigatoriedade para todos, e depois voltou atrás, publicando um novo em que obrigava apenas os trabalhadores dos serviços essenciais a usarem o equipamento, e recomendava o uso aos clientes. Agora, a regra vale novamente para funcionários e clientes. “É importante que as pessoas tenham empatia, que todos compreendam a necessidade do uso de máscara nos locais fechados, que prestam serviços essenciais, como os supermercados, por exemplo. No decreto também vamos recomendar que as pessoas usem máscaras nas ruas”, disse o prefeito.

E a partir desta segunda-feira, 4 de maio, os usuários do transporte público também já passaram a ser obrigados a usar o item de proteção (incluindo ônibus, táxis e transporte por aplicativo), além dos funcionários. A Prefeitura iniciou a distribuição de máscaras de proteção nos terminais de ônibus: Central, Mercado, Barão Geraldo, Ouro Verde e Campo Grande. A ação teve início com a entrega de 6 mil máscaras de tecido, confeccionadas por costureiras e costureiros contratados por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. No total serão distribuídas 100 mil máscaras.

Nos próximos dias chegará mais uma remessa, com 10 mil máscaras, e serão novamente distribuídas nos terminais. Serão incluídos outros terminais e pontos de ônibus com grande fluxo de pessoas.

O prefeito explicou que não haverá multa e a ideia é que as pessoas tenham consciência dessa importância. “No entanto, funcionários do comércio e do transporte terão a prerrogativa de impedir a entrada das pessoas que não estiverem usando máscara”, completou.

Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas
Foto: Luiza Braun (on Unsplash/banco de imagens)

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74