#FiqueemCasa

Seguindo o estado, prefeito Jonas Donizette também prorroga quarentena em Campinas e diz que deve adotar medidas

8 de maio de 2020

Atualizado às 17h17

Com o anúncio do governador João Doria de estender a quarentena até o final de maio, o prefeito Jonas Donizette, que estava em São Paulo nesta sexta-feira, 8 de maio, fez uma transmissão ao vivo em uma rede social informando que está de acordo e também vai prorrogar a quarentena até dia 31 em Campinas.

“Eu não vou discordar da decisão porque me foi apresentado por um comitê de 15 médicos (do centro de contingência do Estado de São Paulo), que o risco no interior está sendo muito grande. Além disso, hoje de manhã, em reunião com o Carmino de Souza (secretário de Saúde de Campinas) e integrantes do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), me foi dito que tivemos um aumento de internações nas UTIs da cidade. Então, neste momento a prudência determina o acompanhamento da medida adotada pelo governo do Estado”, afirmou. Ele ressaltou que a queda na temperatura dos últimos dias pode gerar mais doenças respiratórias.

No entanto, Jonas disse que neste sábado, 9 de maio, se reunirá com o secretariado e deve anunciar algumas medidas, amparadas pela lei vigente, na próxima segunda-feira, dia 11, para ajudar no enfrentamento do período da quarentena “que tem causado drama na vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito havia apresentado um plano de retomada das atividades em Campinas com a intenção de iniciá-lo em 4 de maio, e com a não concordância do governo do estado, aguardava um posicionamento sobre nova prorrogação da quarentena no estado, o que ocorreu nesta sexta-feira, dia 8.

Conselho municipal

Além da prorrogação da quarentena, o governo do estado também anunciou a criação de um Conselho Municipalista com 16 prefeitos das cidades-sede de regiões administrativas, como Ribeirão Preto e Campinas, além de secretários estaduais, para elaborar e coordenar medidas a serem adotadas em âmbito estadual.

Jonas Donizette e outros prefeitos, principalmente das regiões metropolitanas, vão formar um conselho de acompanhamento e retomada de atividades. “Essa é uma solicitação que eu havia feito lá atrás e foi aceita pelo governo do estado”, comentou.

Durante tarde desta sexta-feira o prefeito continuaria em São Paulo para novas conversas sobre o assunto.

Números da Covid-19 em Campinas

Os dados sobre os casos do novo coronavírus em Campinas foram informados pelo prefeito durante a transmissão ao vivo pelo Facebook nesta sexta-feira, 8. O município registrou a 26ª morte em decorrência da doença. A vítima é um homem de 76 anos de idade que tinha doenças preexistentes e faleceu em casa no dia 1º de maio. O exame que comprovou a causa da morte foi feito em laboratório público, no Instituto Adolfo Lutz.

Campinas tem 497 casos confirmados (na quinta, 7, eram 449, são 48 a mais), 1.514 descartados (eram 1.497, são 17 a mais) e 353 em investigação (eram 241, são 112 a mais). Há 20 mortes em investigação.

Do total de casos confirmados, 392 pessoas já se recuperaram (são 37 a mais que o divulgado no último balanço); 42 pessoas estão em isolamento domiciliar (16 a mais) e 37 estão internadas (seis a menos que na quinta).

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74