#FiqueemCasa

Governador João Doria prorroga a quarentena em São Paulo até 31 de maio

8 de maio de 2020

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a quarentena no estado será estendida até 31 de maio para evitar a propagação da Covid-19. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 8, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

“Como governador, queria dar uma notícia diferente da que vou dar agora. Mas o cenário é desolador. Teremos que prorrogar a quarentena até o dia 31 de maio. Queremos, em breve, poder anunciar a retomada gradual da economia como, aliás, está previsto no Plano São Paulo”, disse o governador.

Segundo Dória, com a quarentena, 51 vidas são salvas a cada dia no estado e, até o final maio, mais de 3,2 mil vidas serão salvas com a manutenção do isolamento. “A experiência de outros países, e nós temos utilizado essas experiências aqui, mostra claramente o colapso da saúde e, quando isso acontece, paralisa tudo,” disse.

O governador defendeu que a flexibilização das medidas restritivas neste momento prejudicaria o sistema de saúde e também a recuperação econômica do estado. “Estamos todos atravessando o pior momento desta pandemia. Só não reconhece aqueles que estão cegos pelo ódio ou pela ambição pessoal. Autorizar o relaxamento agora seria colocar em risco milhares de vidas, o sistema de saúde e, por óbvio, a recuperação econômica”, afirmou.

“O medo é o pior conselheiro da economia, prejudica o consumo, afugenta investimentos e ataca os empregos. A quarentena, felizmente, está salvando vidas em São Paulo e em outros estados brasileiros. Pessoas que poderiam ter adoecido e falecido estão em vida e agradecendo por estarem vivendo e convivendo com seus familiares e desfrutando ainda a vida”, justificou.

Apesar das autoridades de saúde apontarem que a taxa ideal de isolamento seria de 70%, o governo busca entre 50% e 60%  de isolamento para iniciar a flexibilização da quarentena. O estado de São Paulo não chegou ao valor ideal, sendo que a maior taxa de isolamento foi de 59% registrada apenas em domingos.  Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, a taxa de ocupação de leitos de UTI  tem que estar abaixo de 60% para a retomada das atividades. Os números de infectados e de óbitos são também os índices analisados pelo governo.

Dória disse que solicitou ao governo federal, na semana passada, ajuda financeira, leitos, EPIs e respiradores.

Foi anunciada também a criação do conselho municipalista para monitorar as regiões do estado. O governo deve analisar os municípios e regiões por zonas de cores sendo: Zona Vermelha – cidade/região com elevado número de casos de coronavírus ou alta ocupação de leitos hospitalares por pacientes internados com a doença; Zona Amarela – cidade/região com número estável de casos de Covid-19 e ocupação adequada de leitos com doentes e; Zona Verde – cidade/região com baixo número de casos da doença, pouca utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de testagem e protocolos para o vírus implementados.

Essa é a terceira vez que o governador prorroga a quarentena, que teve início em 24 de março e estava prevista para ser encerrada no domingo, 10 de maio. Durante a quarentena, somente serviços considerados essenciais como logística, alimentação, segurança, abastecimento e saúde podem funcionar.

Foto: site governo do Estado de SP

Compartilhe

Newsletter:

© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74