A quarentena no estado de São Paulo vai ser prorrogada por mais 15 dias, porém, a partir de 1º de junho já começa a ser executado o plano de retomada das atividades. As informações foram divulgadas pelo governador João Doria nesta quarta-feira, 27 de maio.
“Até o dia 31 de maio, a quarentena em São Paulo vai salvar 65 mil vidas. A fase denominada retomada consciente seguirá a orientação da ciência, com dados técnicos para permitir a gradual e segura retomada”, afirmou Doria.
O plano com nome de “retomada consciente” consiste em reabertura gradual em cinco fases. Cada fase foi dividida por cores sendo:
Vermelha (Alerta Máximo): Fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais;
Fase 2 – Laranja (Controle): Fase de atenção, com eventuais liberações;
Fase 3- Amarelo (Flexibilização): Fase controlada, com maior liberação de atividades;
Fase 4 – Verde (Abertura Parcial): Fase decrescente, com menores restrições;
Fase 5 -Azul (Normal Controlado): Fase de controle da doença, liberação de todas as atividades com protocolos.
O plano também dividiu o estado por regiões, sendo que cada região poderá estar em fases diferentes, dependendo de vários indicadores como: taxa de ocupação de leitos de UTI e número de novos casos. Esses indicadores serão avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar em qual fase cada região se encontra.
A medida prevê que só poderão iniciar a retomada das atividades as cidades que tiverem redução no número de novos casos por da covid-19; cidades que tiverem disponibilidade de leitos de UTI; cidades com medidas de distanciamento social nos ambientes públicos e que tenham obrigatoriedade do uso de máscaras.
Além disso, as normas do plano padronizam níveis de distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes, comunicação e monitoramento das condições de saúde de trabalhadores. O documento completo do plano de retomada consciente está disponível no site https://saopaulo.sp.gov.br/guia-coronavirus/assets/images/20200527_PlanoSP_Coletiva_vf2.pdf
No mapa apresentado pelo governo do estado, a região de Campinas está na cor laranja podendo implantar a fase 2 a partir de 1º de junho. Segundo João Dória, o plano estabelece que setores da economia que desejam a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a prefeitura e que caberá ao prefeito definir quem e quando poderá retomar as atividades.
Para o avanço de cada fase a cada 14 dias, as regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios. Há possibilidade ainda de retroceder de fase, ou seja, voltar a uma fase mais restrita a cada 7 dias caso os índices piorem.
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, que havia feito uma live na manhã desta quarta-feira (27), antes do anúncio de Doria, divulgou um vídeo nas redes sociais se pronunciando sobre as medidas do governo: “Nós estamos na cor laranja e podemos dar um passo adiante na retomada das atividades. Se o seu ramo não estiver contemplado agora, pelo menos você já tem um horizonte futuro”, diz. “O esforço valeu a pena. Campinas está entre as cidades do Estado que poderão, de forma gradativa, retomar as atividades econômicas. Mas tudo ainda dependerá do nosso esforço conjunto para seguirmos adiante. Nesta quinta-feira, 28 de maio, às 15h, farei uma live para apresentar informações detalhadas de como será a flexibilização na cidade”, afirma.
Confira o plano completo no link.
(Matéria sendo atualizada – 17h26)
Newsletter:
© 2010-2025 Todos os direitos reservados - por Ideia74